
Por Letícia Finamore
A tarde desta quinta-feira, 30 de outubro, às 16h, recebeu o encontro “A Rosa do Povo: política, memória, história, amor e literatura”, com Maxsandro Ferreira Soares, Graça Lima e mediação de Delci Cristina. A atividade aconteceu no Auditório da Biblioteca e atingiu lotação máxima.
A conversa entre os três professores foi como uma aula de literatura sobre a obra “A Rosa do Povo”, livro de Carlos Drummond de Andrade que completa 80 anos de lançamento em 2025. A publicação inspirou, antes de tudo, o tema do 5.º Flitabira: “Literatura, Encruzilhada e ‘A Rosa do Povo'”. Maxsandro, Graça e Delci se revezavam em suas falas que, logo em seguida, eram acompanhadas de declamações de poemas dos professores. Maxandro, inclusive, atingiu um feito louvável na terceira edição do Flitabira, em 2023: dentre os três vencedores do Prêmio de Redação do Festival na categoria 3 (estudantes de 15 a 18 anos), todos eram seus alunos. O educador usou seu tempo de fala para comentar sobre a prova de redação do ENEM, exame que será realizado nos dias 9 e 16 de novembro e que gera certa apreensão nos vestibulandos. Na ocasião, Maxandro apresentou opções de conteúdo e argumentos que podem ser sustentados com a obra octogenária.
Conforme indicaram os participantes da mesa de conversa, “A Rosa do Povo”, lançado em 1945, é composto por 55 poemas, escritos entre 1943 e 1945. A obra vem ao mundo no momento em que a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, o nazi-fascismo deixava de imperar na Alemanha e na ltália e o Estado Novo de Getúlio Vargas fechava seu ciclo.
Com isso, o livro agiu como um manifesto de denúncia das crises de seu tempo, ao mesmo tempo em que se agarra, com esperança, ao socialismo soviético. A lírica drummondiana contempla cenários como o amor e o cotidiano apreendido pelo humor, o choque social, o indivíduo, a terra natal, a família, a própria poesia e os amigos. Foi justamente esse lirismo social que tornou o livro tão bem-sucedido entre os leitores. Também há a abordagem metalinguística, como a reflexão do poeta sobre a própria poesia, uma tentativa de estabelecer como se deve compor. A Rosa do Povo representa, portanto, um momento de intensa tensão e lirismo, onde Drummond conjuga o drama individual com a história,
Sobre o 5.º Flitabira
O 5.º Flitabira é patrocinado pela Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Itabira. Com uma programação extensa, para todos os públicos e idades, o 5.º Flitabira promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação, apresentações musicais e teatrais e oficinas, tudo ao redor de uma imensa e linda livraria. Criou também o “Flitabira da Gente”, dedicado aos empreendedores locais.
Serviço
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Entrada gratuita
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.
Toda a programação é transmitida online pelo Youtube @flitabira
Informações para a imprensa
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002