O Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – foi criado em 2021 pelo empreendedor cultural Afonso Borges, diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo.

Realizado em formato híbrido, unindo programação presencial no centro de Itabira e na Casa de Drummond ao YouTube, a primeira edição do Flitabira foi realizada entre os dias 27 e 31 de outubro e teve como tema o poema “A pedra e o sino”, de Carlos Drummond de Andrade. O público presente foi de 10 mil pessoas, enquanto as redes sociais totalizaram 580 mil visualizações.

No ano seguinte, em 2022, o Flitabira celebrou os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade com o tema “120 Anos de Drummond – Chão de Poesia”. De 31 de outubro, aniversário do poeta, até 6 de novembro, 14 mil pessoas passaram pela estrutura montada em Itabira. Mais de um milhão de impressões foram registradas nas redes sociais do Festival, que teve transmissões online e simultâneas, com quatro palcos em diferentes cidades. Nesse ano, 115 escritores permearam a programação do Flitabira.

A terceira edição do Festival teve como tema “Arte, Literatura e Correspondências” e celebrou a obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade. Realizado no Centro Histórico de Itabira, o evento aconteceu entre os dias 31 de outubro, aniversário do poeta itabirano, e 5 de novembro. Ao todo, 167 atividades foram promovidas, o que atraiu mais de 26 mil pessoas para conferir a programação do Festival.

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita. Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.