
Thiago SKP, Tino Freitas e Leo Cunha ofereceram atividades formativas gratuitas no festival neste sábado. Paloma Jorge Amado recebeu o público para uma oficina na sexta-feira.
Neste sábado, 1.º de novembro, o público do 5.º Festival Literário Internacional de Itabira foi convidado para duas atividades formativas. O escritor e artista Thiago SKP realizou a oficina “O avesso do verso”. Já a dupla Tino Freitas e Leo Cunha, ofereceu a oficina “A criação literária em parceria”. As atividades foram realizadas no Auditório da Biblioteca da FCDDA.
“O Avesso do Verso” foi uma oficina formativa que uniu literatura, escrita criativa, oralidade e expressão artística, tendo a cultura Hip Hop como linguagem pedagógica central. Durante o encontro, Thiago SKP destacou: “Ninguém nesse mundo é melhor para contar a sua história do que você. Então, essa é a importância da gente se expressar”. SKP prosseguiu: “Vocês viram a importância da gente contar a nossa história, o nosso ponto de vista, para que ele não seja apagado?”
Na sequência, o Auditório da Bilioteca recebeu os escritores Tino Freitas e Leo Cunha. Em “A criação literária em parceria”, os autores compartilharam suas experiências de escrita conjunta, discutindo processos de criação, ilustração e publicação. Com mais de 80 livros publicados, Leo soma 32 anos de literatura, enquanto Tino reúne cerca de 50 títulos em seus 16 anos de carreira. “A gente vai falar sobre essa experiência de produção conjunta. Uma experiência que pode ser interessante para crianças, para professores. (…) A gente tem muito a ideia do escritor como um ser sozinho, fechado no seu canto, mas muita coisa pode surgir nessa interação”, destacou Leo Cunha. Os autores apresentaram ao público três projetos criados em conjunto por eles em conjunto.
A escritora Paloma Jorge Amado também realizou uma oficina gratuita nesta sexta-feira, 31 de outubro, no 5.º Flitabira. A oficina “Vamos fazer um livro?”, foi voltada ao público infantojuvenil. Na atividade, os participantes tiveram a oportunidade de criar seus próprios livros artesanais. “Se você colocar um menino para fazer o próprio livro, ele vai ser o autor daquela coisa e que aquilo passa a ter um sentido especial para ele”, refletiu a autora sobre a atividade.
Intervenção circense
Uma apresentação especial encantou o público na tarde deste sábado no Coreto, o Circo Massa, repleto de variedades e surpresas para o público, com números de malabares, claves, bolinhas, monociclo, tochas e muito mais. O projeto é do artista colombiano Diego Josa. “Trabalho com esse espetáculo há mais ou menos 8 anos. Ele traz um pouquinho de cada coisa da técnica de malabares, como bola de futebol, bolinha, facão, tochas, monociclo, equilíbrio e também números de palhaçaria.”
Sobre o 5.º Flitabira
O 5.º Flitabira é patrocinado pela Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Itabira. Com uma programação extensa, para todos os públicos e idades, o 5.º Flitabira promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação e desenho, apresentações musicais e teatrais e oficinas, tudo ao redor de uma imensa e linda livraria. Criou também o “Flitabira da Gente”, dedicado aos empreendedores locais.
Serviço
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Entrada gratuita
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.
Toda a programação é transmitida on-line pelo Youtube @flitabira
Informações para a imprensa
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002