Eugênio Sávio e Jamil Chade

Filho de um fotógrafo amador, Eugênio Sávio foi influenciado a pegar o gosto pela prática. Assim, o que era apenas uma paixão de garoto iria se tornar futuramente uma profissão, levando-o para se especializar na área esportiva cobrindo Copas do Mundo, Olimpíadas, Pan-Americanos, entre outros eventos esportivos. O conhecimento de Eugênio a respeito da temática futebolística se une ao do escritor Jamil Chade que, dentre tantos livros publicados, escreveu a obra “Política, propina e futebol”. Neste trabalho, o autor investiga a história política do futebol, levando em consideração sua dimensão globalizada e bilionária. Colunista do portal UOL, Jamil também reflete sobre os acontecimentos recentes do futebol sob sua óptica crítica de jornalista.

A palestra, a ser realizada no dia 2/11, quinta-feira, às 17h, é inspirada no livro “Quando é dia de futebol”, do patrono do Flitabira, Carlos Drummond de Andrade. A obra apresenta crônicas e poemas escritos a partir da observação do autor sobre campeonatos, Copas do Mundo, rivalidades entre grandes times e lances geniais de Pelé, Mané Garrincha e outros jogadores. A seleção dos textos que compõem o livro foi feita por Luis Mauricio e Pedro Augusto Graña Drummond, e a obra foi publicada em 2014.

Leia, a seguir, o poema “Futebol”, retirado da coletânea que homenageia o esporte com as palavras de Drummond:

Futebol

Futebol se joga no estádio?
Futebol se joga na praia,
futebol se joga na rua,
futebol se joga na alma.
A bola é a mesma: forma sacra
para craques e pernas de pau.
Mesma a volúpia de chutar
na delirante copa-mundo
ou no árido espaço do morro.
São voos de estátuas súbitas,
desenhos feéricos,
bailados de pés e troncos entrançados.
Instantes lúdicos: flutua
o jogador, gravado no ar
— afinal, o corpo triunfante
da triste lei da gravidade.

EUGÊNIO SÁVIO

Eugênio Sávio é fotógrafo e gestor cultural. Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ) e ex-presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Realiza os projetos “Foto em Pauta” e o “Festival de Fotografia de Tiradentes”, voltados à divulgação e ao fortalecimento da fotografia contemporânea no Brasil. Faz curadorias de exposições, organização e produção de mostras, seminários e oficinas de fotografia em diversos locais do Brasil.

JAMIL CHADE

Jornalista e escritor, Jamil Chade é correspondente na Europa há duas décadas e tem seu escritório na sede da ONU em Genebra. Com passagens por mais de 70 países, Chade vive na Suíça desde 2000. É autor de sete livros, três dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti. Entre os prêmios recebidos, o jornalista foi eleito duas vezes como o melhor correspondente brasileiro no exterior pela entidade Comunique-se. Chade é embaixador do Instituto Adus, conselheiro do Instituto Vladimir Herzog e membro da comissão de Liberdade de Expressão da OAB-SP.

SOBRE O FLITABIRA

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso País, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2023. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br