Escritores e jornalistas mineiros se encontram numa conversa especial no Auditório da Biblioteca durante o 5.º Flitabira

A Biblioteca da FCDDA recebeu um encontro entre Ângelo Oswaldo, escritor, jornalista e prefeito de Ouro Preto, e Jefferson da Fonseca, ator, jornalista e escritor. Ambos lançam seus novos livros no 5.º Festival Literário Internacional de Itabira — Flitabira. Ângelo publica “Geraes: arte barroca em Minas”, enquanto Jefferson lança “Antes que o amanhã aconteça”.

Jefferson da Fonseca abriu a conversa saudando a presença do colega de mesa, Angelo Oswaldo: “Você atravessa a minha vida de um modo muito especial. Eu entro para o jornalismo e tenho o prazer de trabalhar com o Ângelo no caderno de cultura do Estado de Minas nos anos 1990”. Em seguida, ele perguntou ao escritor sobre seu trabalho jornalístico e sua defesa do patrimônio.

Angelo iniciou sua fala dizendo da felicidade de sempre ter trabalhado com a cultura e de como o jornalismo o ajudou nesse caminho: “Foi através das matérias ligadas à cultura que cheguei ao patrimônio. Os desafios do patrimônio cultural em Minas são imensos. Temos no estado um acervo patrimonial fantástico, um dos mais ricos da América Latina”.

O prefeito de Ouro Preto também celebrou a trajetória do colega: “Jefferson é autor, ator e diretor de teatro. Um artista múltiplo. (…) Ele tem esse trabalho maravilhoso com Van Gogh no palco”. Jefferson comentou ter ficado 30 anos em cartaz com o espetáculo “Vincent – Um solo de amor”.

“Como o ator virou autor de literatura?”, Oswaldo perguntou, referindo-se ao novo livro de Jefferson, “Antes que o amanhã aconteça”. O escritor respondeu: “É importante dizer que a gente é a soma de tudo o que a gente vive”. Ele destacou que a dramaturgia de Nelson Rodrigues o inspirou na escrita do livro, que também remonta à sua experiência como jornalista – especialmente como repórter do caderno de polícia.

Fonseca lamentou a despolitização no campo social: “Esse é o assassino da cidadania. Quando você se omite, você não interfere para melhorar o processo político”. Angelo acrescentou: “A cultura é um ato de libertação, um fator de liberdade. Sem cultura, não temos um ambiente sadio na política. A política nos leva a um prazer muito grande, que é fazer o bem comum”.

“Como sobreviver na política?”, provocou Jefferson. “É sobreviver na existência”, respondeu Angelo. “A política é um processo do qual eu não consigo me alijar. Um processo cultural.”

Jefferson refletiu sobre o descaso com o patrimônio histórico em Minas Gerais: “Fiquei muito triste vendo como o patrimônio histórico é tratado em diversas cidades. Como você avalia hoje o trato com o nosso patrimônio histórico e artístico?”

Ângelo respondeu: “A luta é tremenda. Muitas pessoas que detêm o poder econômico não têm luz na cabeça, não têm capacidade de iluminar as coisas, de antever o futuro, de perceber o bem que pode ser conquistado no cuidado com o patrimônio”.

“Por mais criativa que seja, jamais a ficção supera a realidade”, refletiu Jefferson sobre sua experiência nas redações — ele disse ter passado 30 anos em diferentes jornais mineiros. Oswaldo comentou que nunca sentiu um movimento interno em direção à ficção, pois seu interesse sempre esteve voltado para a realidade, o jornalismo e a história: “Mas eu gosto de ler ficção”.

Encerrando a conversa, Jefferson compartilhou com o público algumas das histórias absurdas, mas reais, que inspiraram os textos de seu novo livro.

Sobre o 5.º Flitabira

O 5.º Flitabira é patrocinado pela Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Itabira. Com uma programação extensa, para todos os públicos e idades, o 5.º Flitabira promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação e desenho, apresentações musicais e teatrais e oficinas, tudo ao redor de uma imensa e linda livraria. Criou também o “Flitabira da Gente”, dedicado aos empreendedores locais.

Serviço

5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo

Entrada gratuita

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.

Toda a programação é transmitida on-line pelo Youtube @flitabira

Informações para a imprensa

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro – 31 99204-6367

Laura Rossetti – 31 99277-3238

Letícia Finamore – 31 98252-2002