Tive a sorte de estar e de poder participar, mesmo que modestamente, nas três edições do Flitabira. Desde a realização do primeiro em 2021, durante a pandemia, até o terceiro concluído recentemente, o Festival Literário Internacional de Itabira afirmou-se como um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país.
Não se trata apenas de um evento expositor de grandes talentos literários e artísticos mas, também, de um celeiro para novas ideias e novas criações. O intercâmbio entre os participantes e o público estimula a criatividade e resulta concretamente em novas realizações.
Começando pelas crianças que frequentam as escolas até os adultos e idosos que procuram satisfazer suas inquietações literárias, o Flitabira oferece ao público inúmeras oportunidades de enriquecimento intelectual.
O constante estímulo à leitura; a variedade de temas abordados; as análises de nossa realidade sob os mais diversos pontos de vista; a permanente homenagem a Carlos Drummond de Andrade, cuja obra é tratada como guia e fio condutor; a participação de importantes personalidades atuantes em várias áreas do universo literário, artístico, político e cultural do Brasil e do exterior, são marcas registradas do festival que garantem ao público a possibilidade de ampliar seus próprios horizontes.
O querido Afonso Borges e seu grande time multimídia composto por profissionais dedicados à produção do festival trabalham motivados por um princípio sempre renovador: o amor aos livros.
O Flitabira é educação, é poesia, é alegria de viver!
Pedro Augusto Graña Drummond
Rio de Janeiro, 8 de novembro de 2023.