You are currently viewing Sempre Um Papo presencial em Itabira faz lançamento oficial da nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade

Sempre Um Papo presencial em Itabira faz lançamento oficial da nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade

  • Post category:Notícias

O Sempre Um Papo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, abre a programação presencial 2022 do projeto em Itabira, realizando o lançamento oficial da nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade, na terra natal do poeta. O evento contará com a presença do editor chefe da Editora Record, Rodrigo Lacerda que conversa com o público sob a mediação de Afonso Borges. O encontro, que será gravado e transmitido pelas redes sociais do Sempre Um Papo, acontece no dia 6 de abril, quarta-feira, 19h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com entrada franca.

Tornar a obra de Carlos Drummond de Andrade atraente para leitores das gerações atuais e também para aqueles que já são fãs. Esse é o conceito por trás das novas edições de Drummond, que voltam a ser publicadas pelo Grupo Editorial Record no ano em que se celebram os 120 anos do poeta e os 80 da editora.

Além de capas que refletem o espírito drummondiano em nossos tempos, seguindo projeto gráfico idealizado pelo premiado designer Leonardo Iaccarino, as edições da Record estão passando por um minucioso e inédito cotejamento com os manuscritos e outros materiais do acervo de Drummond e ganham uma linha do tempo que percorre os três anos que antecederam a publicação e os três que a sucederam. Assim, os leitores terão uma ideia do contexto político, social e cultural que influenciou o poeta.

Rodrigo Lacerda, editor chefe da Editora Record. Foto: Renato Parada

Os livros contam ainda com bibliografia sobre e de Drummond, índice de primeiros versos e posfácios assinados por grandes personalidades da cultura. Assim, ‘Sentimento do mundo’ terá texto complementar do ativista e escritor indígena Ailton Krenak; ‘Claro enigma’, do escritor angolano Mia Couto; ‘Antologia poética’, de Zélia Duncan; e ‘Alguma poesia’, do estilista Ronaldo Fraga.

“Pretendemos ir além do público que já lê poesia. Os autores desses novos posfácios contam sobre o seu Drummond particular, o encantamento da descoberta, a memória afetiva relacionada ao poeta”, explica o editor-executivo da Editora Record, Rodrigo Lacerda. Outra editora do grupo, a José Olympio publicará edições especiais que resgatam os projetos gráficos que marcaram época.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. Em Itabira, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Sempre Um Papo Itabira com Rodrigo Lacerda

Dia/Horário:  6 de abril, quarta-feira, 19h

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – Avenida Carlos D. de Andrade, 666, Centro /Itabira

Entrada gratuita – obrigatório uso de máscaras

Transmissão on line pelas redes do @sempreumpapo

 

Informações: www.sempreumpapo.com.br

 

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367