Por Letícia Finamore

O início da programação da tarde da quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, contou com um encontro entre os escritores Alessandra Roscoe, Rafael Nolli e Débora Thomé. Diante de um grande público de crianças, acompanhadas por seus professores e familiares, a roda de conversa foi uma grande contação de histórias. Os três escritores apresentaram seus trabalhos ao ler trechos de seus livros para a plateia – mas a leitura  restringiu-se somente às apresentações, já que Caio, uma das crianças da plateia, pediu para que os escritores não dessem “spoilers” do que viria a seguir.

Alessandra Roscoe deu o pontapé inicial ao comentar que todos os itabiranos têm um superpoder: eles dispõem de asas atrás do pescoço, que ficam dobradas esperando para serem abertas e deixar a imaginação voar. “É com asas de imaginar que invento histórias.” 

Enquanto Alessandra introduziu as obras “Se” e “O jacaré Bilé”, Rafael Nolli falou sobre sua obra “Ao pé da letra” e Débora Thomé, por sua vez, apresentou “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”. Para falar sobre o livro, Thomé perguntou às crianças se elas conheciam mulheres brasileiras incríveis, e a resposta foi quase unânime: os pequenos imediatamente mencionaram suas mães ou avós. Indo além do reconhecimento da força familiar, a plateia também mencionou os nomes de Rebeca Andrade, ginasta e campeã olímpica, Marília Mendonça, cantora, e Ruth Rocha, escritora infantojuvenil. A leitura do livro concentrou-se na história de Marta, jogadora de futebol selecionada seis vezes como a melhor do mundo (recorde histórico, tanto para mulheres quanto para homens).

Assista a atividade completa a seguir:

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002