
O II Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), na comemoração dos 120 anos de Drummond, celebra o poeta belo-horizontino Ricardo Aleixo como o Autor Homenageado desta edição, que acontece até domingo, 6/11. Ricardo recebeu, em outubro deste ano, o título de Notório Saber em Letras: Literatura, – equivalente ao grau de doutor –, concedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, o autor é um dos dez finalistas do Prêmio Jabuti 2022, na categoria Poesia, com seu livro “Extraquadro”, publicado em 2021 pela Editora Impressões de Minas em parceria com o Laboratório Interartes Ricardo Aleixo (Lira).
Além da homenagem, o autor participa, durante o Flitabira, de sessões de autógrafos e bate-papo. No dia 4/11, sexta-feira, ele conversa sobre poesia ao lado da escritora Mariana Paz, sob a mediação do jornalista, crítico literário e escritor Tom Farias, um dos curadores desta edição do Festival. O bate-papo acontece às 20h no Palco Newton Baiandeira, que faz parte da montagem do evento, na Praça do Centenário, em Itabira. A homenagem a Ricardo Aleixo, por sua vez, acontece no sábado, dia 5/11, às 19h, no Palco Newton Baiandeira, onde também estará presente Tom Farias. Além disso, nos dois dias, Aleixo autografa seus livros na livraria do Festival. As sessões de autógrafo acontecem no dia 4/11, às 21h30, e, no dia 5/11, às 20h30.
Além de escritor, Ricardo Aleixo é músico, produtor cultural, artista plástico e editor. Ele rem uma extensa obra que transita por diferentes linguagens, como filmes, videopoemas, performances, peças de teatro, peças sonoras e gráficas. Ricardo é autor de mais 15 livros, tendo iniciado sua trajetória literária em 1992, com a publicação de “Festim”. Ele é também curador do Festival de Arte Negra (FAN) de Belo Horizonte e trabalhou como editor da revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro.
Sobre o Flitabira
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022 celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival teve início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31/10– e segue até o dia 6/11, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. O II Flitabira acontece em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube, Instagram e Facebook do Festival, em um patrocínio do Instituto Cultural Vale.
O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Serviço:
II Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
31 de outubro a 6 de novembro
Local: Atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira)
Mais informações no website www.flitabira.com.br
Informações para a Imprensa: