Um hat-trick é um triplete: algo que ocorre sucessivamente três vezes, geralmente de modo consecutivo, em algum esporte. Na terceira edição do Flitabira, o professor Maxsandro Soares entrou no espírito do número três e teve seu trabalho reconhecido triplamente. Isso porque, dentre os três vencedores do Prêmio de Redação na categoria 3, que agracia estudantes de 15 a 18 anos, todos eram seus alunos. Sendo assim, Max fez um hat-trick no prêmio.
Essa não foi a primeira vez que um aluno do professor, que leciona há mais de 20 anos, ganhou um prêmio de redação. Max conta que tem gratas lembranças de vários alunos vencedores, inclusive de prêmios em âmbito nacional.
“O mais legal não é o resultado final, não é o ganhar. Se eu pudesse, eu jogaria as cartas para o ar e pegaria uma aleatoriamente. Todas as cartas são excelentes, todos os estudantes são vencedores. Os alunos que subiram ao pódio representam todos os outros alunos que participaram. É claro que eu comemoro os vencedores, mas também comemoro o resultado de cada aluno desde o momento em que nós estávamos em sala de aula”.
Nascido em São Domingos do Prata e batizado em São José do Goiabal, Maxsandro é cidadão honorário de Itabira, cidade onde o Festival é realizado e onde mora desde os três anos de idade. Antes de ser professor, era bancário. Após se formar em Letras, Max teve um aluno que o marcou profundamente. Como conta o educador, o aluno Abel o fez perceber que, dentro da sala de aula, a relação entre professor e adulto deve ir além dos números. Reconhecer o aluno e incentivá-lo a ser protagonista de suas vidas é uma das missões do professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura (o hat-trick de Maxsandro também está presente dentro de sala de aula com as tríades de matérias que leciona).
O objetivo do Prêmio de Redação do III Flitabira foi instigar o aluno a ler um poema de Carlos Drummond de Andrade, à sua própria escolha, e, em seguida, escrever uma carta dirigida ao Poeta, comentando, respondendo a ele, ou mesmo em diálogo com o poema referido. Isso porque o tema desta edição do Festival é “Arte, Literatura e Correspondências” e celebra a obra epistolar de Drummond. No total, cerca de 9 mil e duzentos estudantes estiveram envolvidos e puderam participar do concurso.
Às vésperas do ENEM, exame que possibilita a entrada de estudantes ao Ensino Superior, o professor três vezes vencedor celebra a possibilidade que o Flitabira proporciona para que os estudantes escrevam seus textos de forma mais pessoal, fugindo do formato dissertativo argumentativo solicitado pelo exame.
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br