
Por Adrielle Brito
A programação regional do 5° Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira, apresentou a mesa reflexiva com a temática “Poética e visualidade em “A Rosa do Povo “”,na noite desta sexta-feira 31, no Auditório da Biblioteca da FCCDA. O encontro contou com a presença dos convidados Thiago SKP, Paulo Henrique Coelho. com mediação de Adolpho Marques, que abriu a mesa com uma reflexão. “A historiografia trabalha com mudanças e permanências e, A rosa do povo, está completando 80 anos, e o que será que mudou desde que Drummond publicou este livro para hoje,e o que não mudou?”.
Adolpho questionou os convidados sobre o pensamento deles em relação a obra “A rosa do povo”, se ela ainda dialoga com os tempos atuais. “O que vocês pensam sobre essas mudanças e permanências?”.
O rapper Thiago SKP compartilhou sua percepção quanto à obra de Drummond em relação a atualidade. “Eu acho que a poesia tem esse poder de transcender o tempo, e quando a gente vai falar de visualidade e de poesia, eu acho legal trazer também que ver é biológico e enxergar é sensorial, mas a visualidade ela é poética”.
Paulo Henrique afirmou que a obra “A Rosa do Povo” é atemporal e apresentou uma crônica do autor “Elegia de Guandu”. O educador fez referência aos mortos de Guandu com a tragédia no Rio de Janeiro.
Encerrando a mesa, o mediador trouxe o questionamento: “Se a Rosa do Povo tivesse um som, qual seria?”. Para Paulo Henrique, “”os sons que eu traria são os sons do batuque, e dos lundus, dos terreiros do século 19.” Já Thiago SKP afirmou : “Eu vou em nenhum som. No silêncio de cada verso, na pausa que tem em cada verso para você refletir o que ele tá dizendo. Porque no verso cabe todo sentimento, mas nesse silêncio após o verso cabe o universo inteiro”, concluiu.
A mesa destacou a arte como um movimento de resistência, que ultrapassa a poesia e a música, e se manifesta em todas as formas de expressão. E em como artistas como Thiago Skp e Paulo Henrique são responsáveis por “colorir” a arte.
Sobre o 5.º Flitabira
O 5.º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira – acontece entre os dias 29 de outubro, quarta-feira, e 2 de novembro, domingo, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, no Teatro da FCCDA e na Av. Daniel Jardim de Grisólia, em Itabira. O evento é apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio do Sesc e da Prefeitura de Itabira. Todas as atividades são gratuitas.
Serviço
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Entrada gratuita
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.
Toda a programação é transmitida online pelo Youtube @flitabira
Informações para a imprensa
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002