Pierre Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, participa da programação do II Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) para fazer duas palestras, voltadas para professores e bibliotecários da cidade, sobre o tema “O papel das bibliotecas vivas na Educação e na Cultura”. Elas acontecem no dia 1.° de novembro, às 9h e às 14h, na Fazenda do Pontal, com entrada gratuita, e são fruto de uma parceria entre o Flitabira e a Secretaria Municipal de Educação de Itabira.
Sobre a SP Leituras
Criada em junho de 2010, a SP Leituras é uma organização social sem fins lucrativos, que nasceu com a missão de idealizar e desenvolver projetos que incentivam e promovem a cultura, leitura e literatura. A SP Leituras gere duas das mais importantes bibliotecas do mundo – a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) –, além do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), da BibliON (biblioteca digital do Estado de São Paulo) e do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Tanto a BSP quanto a BVL foram finalistas de prêmios internacionais de excelência no segmento. A instituição foi eleita, em 2021 pelo Instituto Doar, a melhor ONG do Brasil na categoria de Cultura e, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. A revitalização e gestão da biblioteca corporativa de uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), também estão sob a responsabilidade da SP Leituras.
Pierre André Ruprecht é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como professor de Metodologia da Pesquisa na área de Comunicação e coordenou a área de multimeios e formação na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e ministrou diversos cursos na área. Além disso, foi coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e gerente de planejamento e dirigente em diversas empresas.
Flitabira
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
O Sempre um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
Serviço:
Palestras com Pierre Ruprecht
Dia 1.° de novembro, terça-feira, às 9h e às 14h
Local: Fazenda do Pontal, à Rua Maria Julieta, s/n – Campestre, Itabira-MG
Informações: www.flitabira com.br
Informações para a Imprensa:
imprensa@flitabira.com.br