
O projeto Orquestra Literária, idealizado pelo escritor Paulo Scott, fará uma apresentação no dia de estreia da quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira. A performance será realizada às 21h do dia 30 de outubro, quarta-feira, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro). Assim como toda a programação do Flitabira, a atividade é gratuita.
Ressalta-se que Scott é um dos nomes dentre os convidados do 4.º Flitabira.
Sobre a Orquestra Literária
O projeto ÓLIT Orquestra Literária foi idealizado pelo escritor Paulo Scott e estreou no Sesc Avenida Paulista em 2008 – apresentação da qual, além do próprio autor, participaram o músico Flavio Flu Santos, a atriz Fernanda D’Umbra, a cantora Simone da Costa Carvalho, o ator Rodrigo Penna, o escritor João Gilberto Noll, como autor convidado, a escritora Veronica Stigger, como autora convidada, e o escritor Michel Laub, como autor convidado.
Originado de um projeto do início dos anos 2000 – o Poesia Sample, que também se chamou de Poema Sampler ou Poema Remix –, em que, a exemplo do que fazem os disc-jóqueis com vinis nos toca-discos, são misturados versos de autoras e autores contemporâneos, trechos de prosa e até ensaios, a ÓLIT é combinação de linguagens a partir do olhar poético de Paulo Scott – com música ao vivo, bases eletrônicas e, dependendo do formato, projeção de imagens em movimento. A seleção é realizada pelo próprio escritor.
A mistura de textos diversos é a orquestra literária. Nela, cada trecho sampleado contribui para que, no conjunto, obtenha-se uma dicção e uma sonoridade inesperadas – alguns versos mudam de humor, de sentido. Hoje, 2024, o projeto é formado por Paulo Scott, Flavio Flu Santos, o músico Marcelo Fornasier e convidados.
O projeto está no Instagram no perfil @orquestraliteraria, bem como no perfil do escritor, @pauloscottreal. Indo além, é possível encontrar a ÓLIT no Spotify, clicando aqui.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002