por Adalmo

Projeto de Paulo Scott, Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier foi a atração musical desta quarta

Também conhecida como Ólit, a Orquestra Literária é um projeto dos músicos Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier com o premiado poeta e romancista Paulo Scott. A proposta envolve música e literatura tal qual uma colagem, misturando trechos de diversas obras, guitarras em harmonia e a voz de Flu. A performance trouxe nomes conhecidos do mundo da música, da prosa e da poesia em vários atos.

Após a história nostálgica de Paulo na casa de sua avó conectada a uma menção a Jimi Hendrix, a Orquestra seguiu para três blocos que homenageavam escritoras renomadas. O primeiro foi o Bloco Antirracista, com destaque para Sueli Carneiro e menções a Aline Motta e Bianca Santana. Logo, em seguida, veio o Bloco Antifascimo, uma homenagem a Márcia Tiburi que se iniciou com a leitura de “Congresso Internacional do Medo”, famoso poema de Carlos Drummond de Andrade. O terceiro e último Bloco foi especial para Bruna Beber, descrito por Scott como “um manifesto contra os desencontros, que sempre convergem para algum afeto”.

A noite continuou com uma série de convidados a subirem no palco, o que começou com a já citada Bianca, jornalista e autora paulista vencedora do Jabuti. O texto lido foi “Auto de resistência”, pequena e potente história presente em seu livro “Quando me descobri negra”. Seguiram-se participações de Afonso Borges e Estevão Ribeiro, todas elas entremeadas por intervenções poéticas de Paulo.

A parte final contou com músicas cantadas por Flávio Flu, entre elas o clássico “Loving You”, de Minnie Riperton, e também por textos do próprio Scott. A combinação de linguagens encerrou-se com um poema dedicado a Porto Alegre, terra do autor, e “pra todo esse risco permanente que corremos por não conseguirmos alcançar o diálogo”.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002