As pesquisadoras Solange Duarte Alvarenga, Delci Cristina e Leda Lage debruçaram-se sobre esse tema tão caro à obra do poeta itabirano no dia em que se completam 122 anos de seu nascimento

 

por Gabriel Pinheiro

 

O amor e a obra de Carlos Drummond de Andrade ganharam uma mesa especial neste 4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira –  no dia de aniversário de nascimento do poeta itabirano. As escritoras e pesquisadoras Delci Cristina e Leda Lage  reuniram-se na Biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade ao lado da mediadora Solange Duarte Alvarenga. A conversa fluiu por temas caros à poética drummondiana, emocionando o público presente.

 

Desde o seu primeiro livro, Drummond sempre escreveu sobre o amor. O amor de várias formas”, iniciou Solange. A mediadora, então, convidou Leda a falar sobre seu trabalho de pesquisa acerca do afeto na obra do poeta itabirano. A pesquisadora compartilhou com o público essa pesquisa e seus muitos desdobramentos, em dissertações e livros. “Consegui encontrar muitos laços afetivos entre Drummond e seus familiares mais próximos a partir de seus textos poéticos. E também revelar o ser humano simples que se ocultava sob a mística do poeta.” Leda deu atenção especial ao poema “A mesa”, destacando o forte caráter íntimo dos versos, em que Drummond diz da própria família: “E não gostavas de festa…/ Ó velho, que festa grande/ hoje te faria a gente”. No desenvolvimento de sua profunda pesquisa sobre o caráter afetivo da obra de Carlos Drummond de Andrade, a pesquisadora cruzou poemas com documentos de cartório, cartas e entrevistas com familiares.

 

Na sequência, foi a vez de Delci também compartilhar seu processo de pesquisa dedicado ao maior poeta de nossa história. “A minha pesquisa tem foco na trilogia ‘Boitempo’, um livro que trata da memória. A memória é uma das linhas de força da poesia drummondiana”, destacou a pesquisadora. Delci discutiu o volume da produção de Drummond: “A fortuna crítica dele é imensa. Muitos estudiosos se debruçaram para estudá-lo, pois ele realmente é um poeta multifacetado”. Segundo ela, em “Boitempo” o poeta rememora a infância de Itabira, falando tanto de sentimentos universais quanto pessoais. “Em ‘Boitempo’ há um duplo: um diálogo entre o velho e o menino. Um olhar do velho sobre a infância.”

 

As participantes conectaram a obra de Carlos Drummond de Andrade com o tema desta edição do Flitabira, “Literatura, Amor e Ancestralidade”. “Drummond traz em sua obra a concretude do amor no cotidiano, longe da ideia do amor idealizado, do amor sublime”, destacou Delci. “Drummond para nós é como se fosse um labirinto, onde vamos entrando e vamos encontrando… um poema, uma crônica… e que cada vez nos deixa mais feliz com sua obra”, concluiu Solange.

 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002