Você está visualizando atualmente Musical infantil “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar” atrai centenas de crianças no último dia de Flitabira
“O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” é uma criação de Cláudio Fraga, que também é autor, roteirista e ator no musical (Foto: Kevem Willian)

Musical infantil “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar” atrai centenas de crianças no último dia de Flitabira

  • Categoria do post:Notícias

O espetáculo musical infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” foi uma das principais atrações da manhã deste domingo (5/11), no terceiro Flitabira. Pais, mães e crianças lotaram a plateia, comprovando o sucesso dessa produção teatral que atrai centenas de famílias por onde passa, angariando ainda mais fãs desse universo marinho, que surgiu no canal www.youtube.com/@otubaraomartelo e que soma mais de 30 milhões de visualizações.

Animados, os pequenos cantaram e dançaram ao som das músicas que contam as características  dos animais marinhos e os cuidados com o meio ambiente. Crianças de todas as idades se envolveram com a história do Capitão Jack e, junto com as sereias Luna e Maya, foram conhecendo um pouco mais dos habitantes do fundo do mar e da importância do cuidado com o planeta. 

Para Débora Leopoldino, mãe de três filhos que se divertiram muito com o espetáculo, pensar uma programação específica para o público infantil é indispensável no Festival. “Foi lindo, alegre, colorido. Acho extremamente interessante que tenham eventos voltados para eles, além daqueles diretamente ligados à literatura. O teatro também é uma forma de incentivá-los a se tornarem bons leitores”, comentou.  

Sua filha, Heloísa, de cinco anos, disse que dançou muito ao som das músicas. E tem suas personagens preferidas. “O que eu mais gostei foi o golfinho. Mas eu também amo a sereia”, contou com os olhinhos brilhando.

A professora Sandra Duarte levou os filhos Pedro, de 4 anos, e Maya, ainda bebê. Eufórico, o mais velho pulou, dançou e mostrou as personagens para a mãe ao longo de toda a apresentação. “Ele está fascinado com os animais marinhos. Não consegue segurar a animação. Ter esse tipo de atividade para crianças menores é extremamente relevante para a formação de adultos interessados e envolvidos com a cultura. Ainda mais uma produção tão profissional e cuidadosa em cada detalhe”, ressaltou.

“O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” é uma criação de Cláudio Fraga, que também é autor, roteirista e ator no musical. A direção é de Carlos Magalhães, com 40 anos de experiência em televisão, como os infantis Sítio do Pica Pau Amarelo e TV Globinho, além do Criança Esperança. O musical tem o patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

SOBRE O FLITABIRA

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizou sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades aconteceram tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br