
Por Adrielle Brito
A programação local do 5.° Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – recebeu a mesa com a temática “Fala Quilombo: Literatura, Memória e a Revolução Antirrascista na Educação”, na tarde deste sábado 1.° de novembro no Auditório da Biblioteca da FCCDA, com os escritores Cláudia Almeida Flor D’Maria e João Lucas da Silva, por mediação de Grécia Mara Borges da Silva.
Grécia abriu a mesa feliz ao dividir o espaço com a escritora indígena Claúdia Flor D’Maria e o escritor de Itabira, João Lucas. A mediadora abriu perguntando sobre a importância das escolas abordarem as histórias afro-indígenas em seu currículo. Claudia iniciou sua fala dizendo que acredita “que quando se fala de cultura indígena e africana no Brasil, a gente lembra muito da Lei 11645, dentro desse espaço escolar, e que, infelizmente, não é cumprida. Sou professora de língua portuguesa e doutora em ensino, e a minha pesquisa reverbera dentro desse arquivo afro-indigena dentro do espaço escolar. E vejo uma dificuldade muito grande em trabalhar a cultura indígena. Enquanto a sociedade brasileira não tomar consciência que é responsabilidade de todos a Lei 11645 não vai ser cumprida”, enfatizou
Na sequência, João Lucas disse que trata-se uma questão importante. “A educação na escola, no sistema educacional, é muito colonizada, infelizmente, e a gente vive um processo de colonização que se reinventa e muda de nome. Como diz o samba-enredo da mangueira: a gente tem que contar a história que a história não conta. E esse samba-enredo teve um efeito didático para a nação brasileira muito maior do que qualquer livro acadêmico.”
Cláudia encerrou a mesa com uma fala marcante, sintetizando o encontro. “Acho que a gente deve continuar sendo resistência e luta. Nós estamos no caminho certo, nós devemos sim permanecer, porque o futuro, o presente e o passado são, sim, ancestrais.”
Assista aqui – https://www.youtube.com/watch?v=Bg8mPhr99yQ
Sobre o 5.º Flitabira
O 5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 29 de outubro, quarta-feira, e 2 de novembro, domingo, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, no Teatro da FCCDA e na Av. Daniel Jardim de Grisólia, em Itabira. O evento é apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio do Sesc e da Prefeitura de Itabira. Todas as atividades são gratuitas.
Serviço
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Entrada gratuita
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.
Toda a programação é transmitida on-line pelo Youtube @flitabira
Informações para a imprensa
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002