por Adalmo

Convidadas debateram como programas de incentivo à leitura impactam todos os membros da escola

Adriana Zenezi e Karla Queiroz são representantes do Núcleo de Leitura e Literatura da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, organização que se destaca com programas inovadores relacionados ao livro e à leitura, à formação de leitores. Karla destacou que as pessoas que compõem a Secretaria são “profissionais da educação; professores, diretores e coordenadores que saem de sua função na escola para irem para a Secretaria”, fala esta que Adriana ecoou: “Estou na Secretaria e sou professora, enquanto estou lá sou professora”. Simone Paulino, que é jornalista e escritora, citou seu trabalho também como editora, o qual a fez apenas recentemente entrar em contato com esses projetos. Após isso, Adriana reforçou a necessidade dessas atividades: “A gente vê que a literatura se incorpora na vida desses estudantes, e a literatura está em movimento porque isso se expande”.

Descrevendo melhor os trabalhos que o Núcleo oferece, Karla mencionou a iniciativa “Leia, professora! Leia, professor!”, que mudou de nome para “Leia, educadora! Leia, educador!” a fim de ampliar a proposta. Trata-se de um “clube de leitura que traz títulos clássicos e contemporâneos para os profissionais que atuam no ambiente escolar”. A ideia veio a partir tanto de um interesse de alguns membros do corpo docente de lerem mais, quanto da “desculpa” de outros de não terem tempo para ler. Nesse momento, Simone recordou: “O livro não é uma versão com um papel pior, é o mesmo livro que está na livraria”. Adriana reconheceu então que “a materialidade do livro é muito importante. Tudo no livro conta uma história”, e posteriormente expôs casos que ressaltam o apego dos alunos aos materiais recém-adquiridos.

Além disso, foi destacada também a formação continuada dos professores que o projeto abrange. De acordo com Zenezi, encontros mensais com os profissionais são espaços para trocas de experiências, “o que deu certo ou errado para um ou outro professor”, o que por sua vez promove sugestões de possíveis aperfeiçoamentos. A rede impactada pelas propostas desfruta também de clubes de leitura, oficinas de slam, podcasts literários e academias estudantis, o que Paulino descreve como sendo “um projeto completo”.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002