
A escritora Líria Porto se prepara para lançar seu livro “Peguei o sol no pulo”, uma coletânea de poemas, na quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira. A obra, que tem prefácio de Adriane Garcia, é organizada em cinco partes, nas quais a leitora e o leitor percebem o delineamento dos temas, trabalho conduzido pela organizadora e editora Laís Chaffe. Como conta Garcia, “o que une as cinco partes, em uma das chaves de leitura das muitas possíveis, é sistema solar pessoal, cosmologia em que uma estrela de quinta grandeza assume a primeiríssima importância, pois sem o Sol seria impossível a vida na Terra”.
O lançamento de “Peguei o sol no pulo” será realizado às 18h do dia 2 de novembro, sábado, na área de autógrafos do Flitabira, que neste ano será realizado na livraria montada na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Sobre a autora
Líria Porto tem 79 anos, é mineira de Araguari e reside em Araxá. É autora de nove livros de poemas, dois deles publicados em Portugal. Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia, em 2015. Foi a autora homenageada da décima primeira edição do Festival Literário Internacional de Araxá, o Fliaraxá, festival que, assim como o Flitabira, também é presidido pelo empreendedor cultural Afonso Borges. Líria participou de várias antologias e é autora do blogue Tanto Mar.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org!
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002