Leitor apaixonado de poesia, Antônio Carlos de Almeida Castro – mais conhecido como Kakay – lê textos poéticos desde quando passou da fase da alfabetização. Sua maior paixão foi por Fernando Pessoa e seus heterônimos:
“Como Pessoa tem múltiplos heterônimos, você pode passear por todos eles em diversas fases da vida. Quando eu era adolescente, eu gostava muito de Albeiro Caieiro… era um refúgio para mim”.
Kakay conta que escreve menos do que gostaria, mas que recita poesia sempre – quase que diariamente. Durante a pandemia, começou o projeto “Poesias do Kakay”, no qual recitava textos ao cair da tarde em sua casa em Brasília, em frente ao Lago Paranoá. O advogado conta que, no início, enviava os vídeos de seus recitais para um grupo de dez, doze pessoas. A proposta deu tão certo que, um ano e meio após o início de “Poesias do Kakay”, o grupo conta com cerca de mil pessoas. Perpetuando a ideia que teve durante o período de isolamento social, Kakay não abre mão de seus momentos com a poesia.
A cada texto que escreve (cerca de dois a três por semana, como bem conta), Kakay sempre abre e fecha com uma poesia. Dependendo, ainda complementa seus artigos com uma poesia no meio. “Eu fui o primeiro – quiçá o único – advogado a recitar poesia na tribuna do STF”, relembra com orgulho quando declamou Fernando Pessoa ao defender Duda Mendonça. Tal fala indica como a arte poética é uma constante em seus textos e uma companheira do seu cotidiano. Questionado sobre dicas que daria para aspirantes a poetas, o advogado criminalista diz que sua principal sugestão é a leitura.
Recentemente, no III Flitabira, Kakay disse que Carlos Drummond de Andrade, escritor que é o patrono do Festival, é uma referência poética para todo o Brasil, mas especialmente para os mineiros. Natural de Patos de Minas, o advogado brinca que, apesar de ter laços mais fortes com o poeta itabirano por serem naturais do mesmo estado, Drummond o afastou da ideia de ser poeta por enfatizar o rigor com a escrita. Mesmo assim, Kakay escreve alguns versos e, como faz desde criança, lê e recita seus poetas prediletos.
Encerrado a terceira edição do Flitabira, Kakay escreveu um texto emocionante contando um pouco da experiência que viveu na cidade natal de Carlos Drummond de Andrade. Leia o texto completo aqui.
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br