por Adalmo

Escritores reuniram-se na Biblioteca da Fundação Carlos Drummond de Andrade para falar sobre a literatura itabirana

Marcos Alcântara, atual diretor da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, abriu a conversa com a seguinte provocação: “Qual a importância de Itabira na obra de vocês?” Toninho apontou o grande incentivo que o cenário itabirano oferece, declarando que “a literatura está presente em todos os pontos da cidade”. Nascida em uma vila de operários, Maria afirmou que a cidade para ela se tornou um campo fértil: “Itabira é um poema concreto, Itabira é a própria poesia”.

Em relação ao grande expoente da literatura itabirana, Carlos Drummond de Andrade, os poetas reconheceram a dimensão de sua obra e de seu legado, algo que Lada resumiu ao dizer: “Drummond abriu caminhos e nós ficamos aqui para percorrê-los”. Eles então perpassaram por temas como ancestralidade e a necessidade da escrita, em que, nas palavras de Maria, ela pode “gritar, chorar, denunciar, mas ela o faz com leveza”.

Após a leitura de algumas de suas criações, os poetas foram indagados quanto à relevância das políticas públicas para a cultura, não apenas no âmbito municipal, mas também estadual e nacional. Toninho atestou que a interação literária necessita de mais espaços para onde fluir, e que “a gente tem de montar essa corrente, porque Itabira tem astral, ela tem horizonte, e a gente tem que mostrar isso”. Maria Lada, para finalizar a conversa, ressaltou a importância de festivais literários, revelando que “o Flitabira foi um divisor de água na cidade”. “O Flitabira é uma riqueza, um movimento muito rico e é uma dádiva fazer parte de tudo isso.”

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002