Ao implementar a ideia de tornar o Flitabira um evento “figital” que integra o mundo físico com o digital, a terceira edição do Festival Literário Internacional de Itabira também foi transmitida on-line. Todas as palestras foram apresentadas ao vivo no YouTube e, logo após a realização, foram disponibilizadas no canal do Flitabira. Ou seja: caso você tenha perdido alguma palestra do Festival ou deseje rever algum debate, é só acessar o canal do evento no YouTube.

Equipe de audiovisual do Flitabira (Foto: Kevem Willian)

Além disso, o Ciclo de Debates que celebra a obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade, apresentado em uma parceria entre o Festival e o Sesc-SP, está acessível no mesmo site. O programa tem a mediação de Fábio Lucas, membro da Academia Pernambucana de Letras, fundador do @livronewsnoinsta, colunista do Jornal do Commercio (PE) e presidente do Conselho Editorial da Cepe.

Assim como os vídeos das palestras e do Ciclo de Debates, a equipe de produção de conteúdo audiovisual do Destival também criou peças –chamadas de minidocs – para cada um dos cinco dias do Flitabira. Cada uma delas oferece imagens do ambiente e a interação dos visitantes com o evento, além dos vídeos das palestras. Esses vídeos em formato de pílulas também foram compartilhados em nossa página do Instagram do Flitabira. Não deixe de conferir nossas redes sociais!

SOBRE O FLITABIRA

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br