Você está visualizando atualmente 2.° Flitabira compensa suas emissões de carbono e recebe certificado da Ecooar

2.° Flitabira compensa suas emissões de carbono e recebe certificado da Ecooar

  • Categoria do post:Notícias

O 2.° Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que acontece entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, conta com o Selo Verde da Ecooar Biodiversidade, que realizou a compensação de 1.430 kg de dióxido de carbono (CO2) emitidos na produção do evento, através do plantio de árvores. A Ecooar realizou a certificação da ação de compensação com o apoio da Cartola Editora.

Segundo o certificado da Ecooar, o 2.° Flitabira “atuou de maneira sustentável, através do plantio de árvores de espécies nativas, que contribuem com a regeneração do meio ambiente, com proteção da biodiversidade, a preservação de nascentes, a captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a educação ambiental”.

A Ecooar Biodiversidade é uma plataforma que utiliza a Tecnologia da Informação e algoritmos para calcular a quantidade de emissões de GEE geradas por empresas e, desse modo, fazer sua compensação. A iniciativa tem o propósito de diminuir os efeitos do aquecimento global. Saiba mais sobre o certificado do Flitabira acessando o site da Ecooar.

Sobre o Flitabira

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo  –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Serviço:

2.° Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira

31 de outubro a 6 de novembro

Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line no YouTube do Festival.

Mais informações no website www.flitabira.com.br

Informações para a Imprensa:

imprensa@flitabira.com.br