Por Letícia Finamore

Dando continuidade à programação do dia do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, patrono do 4.º Flitabira, Bianca Santana, Paloma Jorge Amado e Paulo Scott subiram ao palco do Auditório da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade na tarde do dia 31 de outubro de 2024. Como prática adotada para homenagear o poeta itabirano ao longo do dia, os participantes deram início à mesa de debates com declamações de textos de Drummond. Subvertendo o combinado de declamar poemas, Paloma Jorge Amado leu uma carta que o poeta endereçou a seu pai, Jorge Amado:

“Durante cerca de cinquenta anos, Drummond e Jorge Amado se corresponderam. A primeira carta é datada de 1938. Uma amizade que se firma, um amor entre iguais que cresce e que vai até o fim da vida. Então quero ler uma pequena carta de Drummond pro papai em resposta a uma carta que ele havia mandado falando sobre as coisas que tinha lido em Paris sobre o trabalho de Drummond”.

Ouça a leitura da carta escrita por Carlos Drummond de Andrade para Jorge Amado no vídeo abaixo:

Dando continuidade às leituras, Bianca Santana fez, antes de ler seu poema preferido de Carlos Drummond de Andrade, uma menção a uma notícia anunciada pouco tempo antes de subir ao palco. A escritora falou sobre o resultado do julgamento do caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Santana, amiga de Marielle, emocionou-se ao falar sobre a conquista da justiça, feita pouco a pouco, para um crime cometido há seis anos. Scott finalizou o recital com “Congresso Internacional do Medo”, texto que integra o livro “Sentimento do mundo”, e que é integralmente citado em um de seus próximos lançamentos.

O encontro foi uma mescla de testemunhos pessoais e análises do mundo atual por meio de uma lente figurativamente poética. As falas dos três integrantes da palestra  entrelaçaram-se para destacar a relevância de reconhecer e valorizar diferentes experiências dentro do movimento negro. A diversidade dos palestrantes, tanto em termos de fenótipo quanto de trajetória, foi uma das pautas apresentadas em meio a esse debate. Bianca Santana e Paulo Scott identificam-se como pessoas negras de pele clara, enquanto Paloma Jorge Amado disse se considerar “mestiça”.

Em meio a tantos entrelaces, a hora que se sucedeu foi contemplada com falas sobre identidade, a experiência de ser brasileiro, a Constituição Federal e as leis brasileiras e como a poesia drummondiana é, por vezes, síntese da história do desenvolvimento brasileiro. Não há como negar: o encontro foi uma mescla de testemunhos pessoais e análises do mundo atual com uma lente figurativamente poética. 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002