O Grupo de Dança Primeiro Ato presenteou a programação do último dia do 4.º Flitabira, 3 de novembro, com dois espetáculos. Dando início às atividades do domingo, a companhia apresentou a performance “Pó de nuvens: revoada”. A concepção e a coreografia são de Denise Namura e Michael Bugdahn, enquanto a direção de produção é de Suely Machado, idealizadora do Grupo Primeiro Ato. Com produção de Regina Moura, a peça “Pó de nuvens: revoada” estreou em 2012.
A peça iniciou com um convite à delicadeza: uma dança de mãos, suave e expressiva. Em seguida, a dança se intensificou, agora com o corpo inteiro. A dançarina Marcela Rosa fez uma cena solo durante o espetáculo e contou com a entrada das uvas verdes no palco. Ali foi estabelecido um diálogo com as uvas, ora de admiração, ora de cenografia. Os demais dançarinos fizeram aparições no início e no fim das apresentações e vestiam roupas de tons terrosos. Confira:
Já à tarde, às 15h, o auditório recebeu a apresentação “Quebra cabeça”, de concepção e direção de Paulinho Polika. O espetáculo mesclou a dança a outras manifestações artísticas como o teatro, o circo e a mímica. O resultado é uma montagem leve e divertida, de fácil identificação, concebida em 1989.
Enquanto os corpos se movem em sincronia, os artistas começam a manipular estruturas, erguendo um cenário a partir de diversas peças. Enquanto um grupo dedicado à construção do cenário trabalha incansavelmente, outros mímicos se destacam, apresentando solos no centro do tablado.
Quatro arcos retangulares cobertos por panos pretos são montados, funcionando como coxias. A partir desse momento, a performance se intensifica, mostrando uma nova dinâmica de palco. A apresentação está disponível no YouTube do Flitabira, em 4K:
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002