por Adalmo
Autores da programação infantil uniram-se para divertir o público do 4.º Flitabira
O encontro da manhã contou com uma rodada de contação de histórias repleta de brincadeiras. Leo Cunha começou a dinâmica apresentando seu livro “Puxa! Puxa!”, escrito em parceria com Tino Freitas. Leo chamou algumas das crianças presentes para irem desdobrando um “livrão” que se estendeu por todo o palco. A ideia de “Puxa” é ser um jogo de cabo de guerra com histórias tanto na frente como no verso, formando dois times. As personagens ilustradas por Weberson Santiago são homenagens aos contos de fadas clássicos, tais como a Pequena Sereia, Aladdin e Chapeuzinho Vermelho. Alessandra Roscoe, por sua vez, contou as peripécias do “Jacaré Bilé”, livro da autora sobre um jacaré preguiçoso, “tonto de sono”. A arte-educadora Madu Costa escolheu usar seu pandeiro para cantar a história das “Meninas negras”. Suas três personagens chamam-se Mariana, Dandara e Luanda, que são descritas como diferentes tanto em suas personalidades quanto “na textura do cabelo, no tom da pele no corpo”. Tino então finalizou a sequência com seu livro “Quem quer brincar comigo?” Nele, visitas do reino animal começam a chegar à sua casa e convidam o público a grasnar, miar, uivar e mugir.
Com apoio do público, o tempo da mesa foi estendido para contemplar uma segunda rodada de narrativas. Nela conhecemos um elefante jardineiro, uma história cheia de ecos e poemas sobre gatos de todas as cores. Destacou-se nesse ciclo a emocionante leitura feita por Roscoe de seu livro “Quando as coisas desacontecem”. Premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como o “Melhor Livro para Criança” de 2024, a obra é a resposta que Alessandra elaborou à pergunta de uma criança: “Para onde vão meus pensamentos quando eu morrer?”
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002