
Por Adrielle Brito
A programação nacional do 5.° Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – foi marcada por um momento especial na noite desta sexta-feira, 31, no Teatro da FCCDA. O aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade foi comemorado com a mesa e exibição de “Fotografia na Parede”, matéria especial criada para a TV Globo Minas, com a presença da idealizadora, a jornalista itabirana Ana Tereza Almeida e a repórter Flávia Ayer, com mediação de Pedro Drummond, artista plástico e neto do poeta.
Pedro abriu a mesa agradecendo as jornalistas pelo projeto, que revive uma das imagens mais simbólicas da obra drummondiana, a fotografia na parede, citada no poema “Confidência do Itabirano”.
Ana Tereza comentou emocionada o quanto o documentário transformou seu lado itabirano, lhe trazendo lembranças e memórias da sua infância em Itabira. Hoje, ela vive em Belo Horizonte. “Assim como Drummond, eu sinto uma saudade que dói. Eu venho aqui em Itabira e vou pra rua onde eu nasci, fico olhando e falo: dói lembrar, mas dói porque foi tão bom, e eu queria voltar a viver ali.”
A repórter Flávia Ayer compartilhou sobre a experiência em trabalhar contando um pouco da história de Drummond. “Sou uma belo-horizontina no meio de uma equipe de itabiranas, e pra elas esse enigma e amor ainda questionado por Drummond era muito claro, mas talvez pra quem não fosse tão próximo dessa história, não ficasse tão claro assim. O desafio nosso foi trazer essa história, com oportunidade de apresentar a obra de Drummond e também os presentes que Drummond deixa.”
Pedro Drummond destacou alguns pontos sobre a fatídica fotografia e a relação de seu avô com Itabira. “Na realidade, não era apenas uma fotografia na parede. Digo isto porque eu convivi com Carlos. O Carlos guardava uma pasta com fotos e recortes de jornal, notícias de Itabira, correspondências com pessoas daqui. E que ninguém sai impune ou indiferente da terra em que nasceu. Então, o Carlos tinha esse vínculo, amor e sentimento profundo de ligação com sua terra que está desde o primeiro livro até o último.”
“Fotografia na parede” é o desafio de entender a relação de uma cidade com o seu poeta. Drummond já estava longe de Itabira há quase 15 anos quando publicou “Confidência do Itabirano” e , desde então, cada leitura dessa poesia desperta novos sentidos.
O documentário, produzido pela Rede Globo Minas, transforma a forma como os itabiranos enxergam essa fotografia que, há décadas, desperta interpretações e sentimentos. Com entrevistas, acervos de imagens e trechos do próprio poeta, a obra mergulha na relação entre Itabira e seu filho mais ilustre. Um homem que, mesmo distante, jamais deixou de pertencer à cidade.
A noite se encerrou com a exibição do documentário produzido pela Rede Globo Minas.
Sobre o 5.º Flitabira
O 5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 29 de outubro, quarta-feira, e 2 de novembro, domingo, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, no Teatro da FCCDA e na Av. Daniel Jardim de Grisólia, em Itabira. O evento é apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio do Sesc e da Prefeitura de Itabira. Todas as atividades são gratuitas.
Serviço
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Entrada gratuita
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.
Toda a programação é transmitida on-line pelo Youtube @flitabira
Informações para a imprensa
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002