Festival garante o acesso à cultura além de sua programação rica, adotando medidas de acessibilidade para todos os públicos
Constituição Federal, o direito à cultura é garantido a todos os indivíduos, apoiando e incentivando a valorização e a difusão das manifestações culturais. A fim de levar a cultura para a população, o Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, assegura-se que o evento seja inclusivo e com programações que abranjam todos os públicos.
Sendo assim, além de garantir que haja rodas de conversa para o público infantojuvenil e adulto, o Flitabira também garante que a acessibilidade esteja presente em todos os dias do festival. Rampas de acessibilidade, descrição audiovisual de obras de arte, banheiros adaptados, placas indicativas, locais destinados para a colocação de cadeiras de rodas e interpretação de Libras sustentam a premissa de levar a cultura e, mais fortemente, a literatura, para os visitantes do Festival. Mesmo se tratando de propostas para pessoas com deficiências, essas adaptações também beneficiam idosos e gestantes.
Beneficiando quem precisa, todo um conjunto maior é beneficiado – as palestras tornam-se mais ricas, a interação entre os visitantes é incrementada e a promoção cultural permite que a sociedade evolua. O Flitabira muito se orgulha em poder promover um ambiente de inclusão e diversidade desde sua primeira edição.
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br