Premiada com o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, Conceição Evaristo foi a autora mais vendida no Flitabira

O Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) encerrou as atividades de sua terceira edição neste domingo, 5 de novembro, após cinco dias de intensa expressão cultural em diversas formas, com a literatura e a promoção da leitura como pilares centrais. O evento aconteceu no Circuito Cultural do Centro Histórico da cidade e reuniu mais de cem autores e autoras nacionais, internacionais e locais.

Além das palestras, debates, atividades culturais e apresentações musicais, a livraria, o cerne de todo festival literário, teve seu destaque como grande atrativo. Foi montado um espaço de 244m² dedicado à venda de livros no Flitabira, com cerca de 15 mil exemplares disponíveis, incluindo mais de 4 mil títulos literários abrangendo diversos gêneros, como romance, poesia, ensaio, aventura, terror, crônica, biografia, infantojuvenil, entre outros. O Flitabira mantém firmemente sua missão de enaltecer os autores brasileiros e a literatura nacional, com especial destaque para o autor itabirano Carlos Drummond de Andrade, cujas obras estiveram disponíveis na livraria, incluindo lançamentos inéditos publicados pela Editora Record.

É notável que quase todos os livros mais vendidos no evento foram escritos por autores e autoras que participaram do Flitabira. Isso confirma a vocação do festival em promover e valorizar a produção literária nacional. Abaixo, apresentamos a lista dos dez livros mais vendidos do Flitabira, composta exclusivamente por obras e autores brasileiros.

  • Conceição Evaristo – “Canção para ninar menino grande”
  • Ailton Krenak – “Futuro Ancestral”
  • Fabrício Carpinejar – “Manual do Luto”
  • Conceição Evaristo – “Olhos D’Água”
  • Conceição Evaristo – “Insubmissas lágrimas de mulheres”
  • Ailton Krenak – “Ideias para adiar o fim do mundo”
  • Jamil Chade e Juliana Monteiro – “Ao Brasil, com amor”
  • Conceição Evaristo – “Becos da Memória”
  • Jamil Chade e Ruth Manus – “Histórias para entender um mundo caótico”
  • Carlos Drummond de Andrade e Ziraldo – “História de dois amores”

Indo além, o público do Flitabira teve a oportunidade de, pela primeira vez, ter acesso aos livros presentes na lista da iniciativa “200 anos, 200 livros”. A proposta surgiu no bicentenário da Independência do Brasil, em uma parceria do jornal Folha de São Paulo com a Associação Portugal Brasil 200 anos e o Projeto República, núcleo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Essas organizações reuniram um time de peso para uma missão árdua e especial: selecionar 200 livros para pensar e entender o Brasil, em toda a sua multiplicidade, resultando na iniciativa “200 anos, 200 livros”. Para isso, foram convidados 169 intelectuais, resultando numa lista que atravessa gerações, de obras clássicas à contemporâneas.

SOBRE O FLITABIRA

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br