Por Adrielle Brito 

 

A programação regional do 5.° Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – contou com a mesa “Entroncamentos: educação antirracista, literatura e cidade”, na tarde deste sabado, 1.° de novembro no Auditorio da Biblioteca da FCCDA, com a participação dos escritores Marlon Santos e Lucas Rocha, com mediação da professora e escritora, Luana Tolentino.

 

Luana ao iniciar a mesa expressou sua felicidade e alegria ao mediar a conversa. Os escritores contaram a semelhança nas suas  histórias, já que eles vieram de uma educação pública. Lucas Rocha destacou  essa importância. “Eu já queria começar demarcando essa importância da escola e da faculdade pública na vida das pessoas, e principalmente, na vida da população negra.”

 

Na sequência, Luana questionou os convidados em relação à educação antirrascista. “Há 22 anos temos leis que obrigam a promoção da educação antirracista nas escolas, tanto públicas como privadas. E que balanço vocês fazem desses 22 anos?” Marlon argumentou que o balanço que não é positivo. “A lei existe, é uma obrigatoriedade, mas ainda os educadores e a gestão escolar acham que é uma opção a escolher trabalhar com as temáticas das relações étnico-raciais.”

 

Na sequência Lucas compartilhou sua percepção. “Nós tivemos tímidos avanços, mas ainda temos que caminhar muito mais. Essa questão está sempre nas mãos dos educadores negros para tratar destes temas. A branquitude precisa reconhecer a necessidade dela encarar o problema causado por ela mesma.” E Marlon completou que “compreender que o racismo existe é um passo para ter eficácia na aplicabilidade da lei”. 

 

Os autores lamentaram o pouco progresso em relação à promoção da educação antirracista e reforçaram o papel transformador da literatura e da escola na formação da população.Também discutiram como o racismo tenta, continuamente, apagar histórias e ancestralidades negras, os colocando em um lugar de invisibilidade. A conversa evidenciou a urgência de se pensar na educação como instrumento de equidade, resistência e memória.

 

 

Assista aqui – https://www.youtube.com/watch?v=kFtWiqgwirw

 

Sobre o 5.º Flitabira

O 5.º  Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 29 de outubro, quarta-feira, e 2 de novembro, domingo, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, no Teatro da FCCDA e na Av. Daniel Jardim de Grisólia, em Itabira. O evento é apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio do Sesc e da Prefeitura de Itabira. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço

5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo

Entrada gratuita

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.

Toda a programação é transmitida on-line pelo Youtube @flitabira

Informações para a imprensa

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro – 31 99204-6367

Laura Rossetti – 31 99277-3238

Letícia Finamore – 31 98252-2002