Por Adrielle Brito

 

A programação regional do 5.° Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – recebeu a mesa dedicada à subjetividade e o cuidado com a saúde mental, na tarde deste sábado, 1.° de novembro, no Auditório da Biblioteca da FCCDA, com a presença das autoras Jeanyce Araújo e Daniela Brunelli, com mediação de Carol Peixoto, curadora da programação local do Festival.

 

Carol abriu a mesa lendo um de seus textos, expressando sua emoção ao mediar sua primeira mesa, em uma edição tão significativa já que este ano a autora integra a equipe de curadores do Festival. “É um prazer estar aqui no Flitabora, e neste ano como curadora. Esse festival que, ao celebrar Drummond, celebra igualmente a força da palavra como encruzilhada. Lugar de travessia, encontro e transformação.”

 

A escritora e psicóloga Daniela Brunelli compartilhou sobre como seu livro tem se transformado ao longo do tempo, tanto para os leitores quanto para ela mesma. “Nesse um ano, foram muitas transformações através do livro, e aí eu descobri que o livro não é aquele que você escreve, é aquele que o outro lê. E o que toca no outro, e o que retorna pra mim.”

 

Jeanyce trouxe um pouco da sua trajetória e como a escrevivência está marcada nela, e comentou um pouco sobre sua inspiração na autora Conceição Evaristo. “Eu pensava que eu não conseguiria escrever dissertação, porque a escrita que eles querem e exigem, descaracteriza o meu ser. Escrevo com o corpo, porque sou um ser integrado. Eu não consigo, na cultura quilombola, dividir razão e emoção. E nos espaços acadêmicos isso é proibido, agora, nem tanto por conta da Conceição Evaristo”, conta.

 

Durante a conversa, as escritoras também refletiram sobre a saúde mental dentro do contexto da literatura. E Jeanyce argumentou sobre esta narrativa. “A gente ainda vê que a literatura tem que ser aquilo que é distante da realidade e distante da emoção. Então, penso na potência da literatura, em como ela é feita, pensada e dialogada, como um recurso transformador.”

 

O encontro encerrou com uma troca afetiva, marcada por reflexões sobre o poder curativo da escrita e da leitura. As convidadas destacaram a importância de enxergar a literatura como espaço de acolhimento e autoconhecimento, onde as palavras se tornam pontes entre mundos internos e coletivos.

 

Sobre o 5.º Flitabira

O 5.º  Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 29 de outubro, quarta-feira, e 2 de novembro, domingo, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, no Teatro da FCCDA e na Av. Daniel Jardim de Grisólia, em Itabira. O evento é apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio do Sesc e da Prefeitura de Itabira. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço

5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo

Entrada gratuita

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.

Toda a programação é transmitida on-line pelo Youtube @flitabira

Informações para a imprensa

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro – 31 99204-6367

Laura Rossetti – 31 99277-3238

Letícia Finamore – 31 98252-2002