You are currently viewing Educativo do Flitabira promove Prêmio de Redação aos estudantes e programa de Aulas Livres aos professores

Educativo do Flitabira promove Prêmio de Redação aos estudantes e programa de Aulas Livres aos professores

  • Post category:Notícias

Após inaugurar, em julho, a exposição “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond”, o Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – dá sequência às suas atividades, lançando um programa Educativo, que inclui o Prêmio de Redação, destinado a estudantes e o Aulas Livres, para professores. A exposição, que ficará em cartaz até dia 31 de outubro de 2021, na praça do Areão, em Itabira, é o ponto de partida das duas atividades. A mostra apresenta a reprodução de 21 ilustrações feitas pelo pintor Cândido Portinari, que receberam poemas do itabirano Carlos Drummond de Andrade. O Flitabira vai acontecer de 26 a 31 de outubro de 2021. “A ideia é ampliar os horizontes da arte e da literatura ao alcance da Educação, em todos os seus campos”, destaca Afonso Borges, idealizador e curador do Flitabira.

O Prêmio de Redação é destinado aos estudantes da rede pública e privada da cidade. Para participar, os alunos devem percorrer a “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond”, seguindo a ordem dos paineis, a partir de um mapa disponibilizado pelo festival. Em seguida, devem escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre como a arte e a literatura podem transformar pessoas e mundos. Os alunos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria, receberão um prêmio em dinheiro. Cada escola pode participar com uma redação por categoria.

Já o programa “Aulas Livres” é voltado para os professores de Itabira. Para participarem, os docentes devem ministrar uma aula sobre a exposição  “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond”, à luz de suas disciplinas. Qual seria a visão da matemática sobre os painéis de Portinari? Ou os ensinamentos da Física sobre os poemas de Drummond? E com relação à química, biologia, física, geografia, história, artes e português?

Os regulamentos do Prêmio de Redação e do programa “Aulas Livres” estão disponíveis no site do Festival (flitabira.com.br).

O Flitabira acontece de 26 a 31 de outubro de 2021. O festival já publicou no YouTube, Facebook e Instagram uma série de entrevistas com moradores de Itabira das mais diversas áreas de atuação. O intuito desta ação é dar voz aos itabiranos e compreender seus desejos e expectativas acerca do futuro da cidade.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Carlos Drummond de Andrade.

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367