por Adalmo
Antologia que apresenta o lado cinéfilo de Drummond foi tema de mesa desta noite
O debate desta quinta-feira girou em torno do recém-lançado livro “O cinema de perto: prosa e poesia”, uma antologia inédita que apresenta diversos textos que Carlos Drummond de Andrade escreveu sobre o cinema. Estavam presentes na conversa os dois organizadores da obra: Rodrigo Lacerda, escritor, editor e tradutor carioca, e Pedro Drummond, artista visual, neto de Carlos e curador de seu legado literário. Além deles, o jornalista e ensaísta Tom Farias completou o trio de convidados.
Rodrigo resumiu para o público o formato do livro, que é dividido em seis partes. A primeira diz respeito ao “sentimento de amor visual” e traz passagens sobre as grandes divas do cinema que Carlos admirava, desde Greta Garbo até Brigitte Bardot. A segunda parte trata do cinema brasileiro, o que também envolve divas como Fernanda Montenegro e Sônia Braga, mas também comentários sobre filmes feitos a partir de sua obra. Aqui houve espaço igualmente para crônicas e poemas sobre as grandes mudanças que Drummond viu acontecerem: as transições do cinema mudo para o falado e do cinema em preto e branco para o colorido. A terceira parte do livro reúne “Opiniões do Camundongo Mickey”, referência esta ao pseudônimo com que o autor assinava sua coluna de cinema na década de 1930. A quarta parte são as “pipocas”, pequenas “notinhas, fragmentos e ecos de outras partes do livro”. A quinta parte aborda o cinema como uma experiência social, o ato de ir ao cinema. Por fim, a sexta e última parte é exclusiva para textos sobre Charlie Chaplin, considerado um dos ídolos de Drummond.
Em meio a episódios engraçados tais como uma visita inventada de Garbo a Belo Horizonte ou a experiência de Carlos tentando disfarçar que estava entrando numa sessão de “Garganta profunda”, os artistas destacaram seu jeito irreverente, marcado por uma “ironia fina, um jornalismo muito crítico, mas não virulento”. O encontro também levou em conta o quão vasta é a obra de Drummond, e que além do recorte discutido existem muitos outros possíveis. Suas correspondências foram lembradas e também o imenso volume de crônicas feitas quase que regularmente desde de 1920 até 1984, poucas das quais estão na antologia comentada. Enfim, ao refletir sobre como Drummond seria nos dias de hoje, Tom pontuou “o quanto Carlos é um observador social e o quanto essa paixão pelo cinema se refletiu na poesia dele”, o que pode ser conferido em “O cinema de perto”.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002