por Adalmo

 

Eugênio Bucci e Tom Farias também estiveram presentes na mesa com a autora

Um dos principais encontros da última noite do 4.º Festival Literário Internacional de Itabira iniciou-se com a exibição do documentário “Tita – 100 anos de luta e fé”. O filme de Danilo Candombe retrata a vida e o legado de Maria Gregório Ventura, conhecida como Dona Tita, personalidade itabirana reconhecida pela importância da sua contribuição para a preservação das tradições quilombolas e pela sua luta contra o racismo estrutural. Após o fim da sessão, Tita foi ovacionada por todo o auditório enquanto subia ao palco e agradecia por todas “as paparicagens que tão fazendo comigo”.

Logo em seguida, Tom Farias abriu a mesa reconhecendo tudo que Tita “representa para essa terra, esse estado, esse Brasil, e para nós, negros e negras”. Eugênio Bucci, vendo-se “profundamente emocionado”, declarou que a matriarca é de uma grandeza inestimável, que “esse filme maravilhoso mostra um ser humano numa condição flutuante, acima do que eu estou”. Geni Núñez, autora de “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar”, revelou que enquanto via o documentário, lhe veio “a imagem de um passarinho”, ao que conectou um canto guarani “que evoca dentro do nosso povo a presença do passarinho”.

Tom então propôs que os autores conectassem o tema do festival, “Literatura, Amor e Ancestralidade”, ao momento que acabaram de viver. Geni destacou a importância de “repensar nós como parte do território, e se esse território está machucado, então nós também estamos machucados”. Além disso, ela pontuou a importância da literatura para “o reflorestamento desse território machucado, o reflorestamento do imaginário”.

A conversa seguiu com temas como a não monogamia, a territorialidade e os conceitos de “civilização” e “selvageria”. Em meio a todos esses tópicos, Tom destacou “o quanto ainda temos para aprender com a terra”, o que Geni ecoou posteriormente: “nós não somos os donos da terra, nós somos a terra”. Ela também ressaltou que os indígenas são vistos como “os guardiões da biodiversidade do planeta, mas isso não acontece porque a gente tenha um gene diferente”, indicando que todos são capazes de aceitar essa missão. Enfim, uma das falas de Eugênio talvez resuma tudo aquilo que foi compartilhado durante a noite: “Tenho uma fortíssima sensação de que  estamos vivendo um encantamento que somente depois será explicado”.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002