Eventos diversos educaram e divertiram alunos do Ensino Fundamental da cidade

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade recebeu nesta manhã diferentes artistas para entreter as crianças itabiranas. Além de apresentações na biblioteca como a “Hora da História” com Tia Di, uma performance do Circo Giramundo e a divulgação do gibi “Fala, Quilombo”, o teatro da Fundação também contou com uma programação especial.

O primeiro encontro do dia juntou o escritor e músico Tino Freitas ao roteirista e quadrinista Estevão Ribeiro. Inicialmente sozinho, Tino leu uma de suas várias histórias publicadas, “Gabi de bigode”, para depois cantar com o coro dos pequenos. Após chamar o amigo ao palco, ambos conversaram sobre os projetos mais recentes de Estevão. Ele lançou em julho deste ano o livro “Gênios da nossa gente: personalidades negras” em parceria com Eliana Alves Cruz, obra que apresenta para o público grandes figuras afro-brasileiras. Além disso, ele é co-criador da animação “Vovó Tatá”, que estreará este mês no Globinho e nos canais Globoplay. A série pretende ressaltar a identidade nacional ao retratar aventuras de uma família tradicionalmente brasileira.

Em seguida, foi o momento de Madu Costa e Rubem Filho compartilharem o palco. Madu é contadora de histórias, pedagoga e arte-educadora e expôs algumas de suas narrativas preferidas. Enquanto isso, Rubem Filho, ilustrador e designer gráfico belo-horizontino, desenhava as personagens e peripécias de suas histórias. Após brincadeiras com as crianças para que adivinhassem as gravuras de Rubem, Madu encerrou a manhã com uma música de sua autoria cadenciada pelo pandeiro que a acompanhava.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4º. Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Serviço:

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flitabira.com.br

Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002