Você está visualizando atualmente Associação Cultural Sempre um Papo divulga balanço de seus projetos Sempre Um Papo, Fliaraxá, Flitabira e Fliparacatu e anuncia a primeira edição do Flipetrópolis
Afonso Borges, idealizador e curador do Flitabira (Foto: Aguinaldo Ferreira)

Associação Cultural Sempre um Papo divulga balanço de seus projetos Sempre Um Papo, Fliaraxá, Flitabira e Fliparacatu e anuncia a primeira edição do Flipetrópolis

  • Categoria do post:Notícias

A missão da Associação Cultural Sempre um Papo, há 38 anos, é juntar os 5 “eles”: Língua, Leitura, Livro, Literatura e Livraria. No ano de 2023 a Associação realizou o 12º Fliaraxá, o 3º Flitabira, o 1º Fliparacatu, além do Sempre um Papo, em BH e São Paulo, e o Mondolivro Podcast, no ar há 25 anos, diário, agora na Alvorada FM, emissora de rádio de Belo Horizonte, com apresentação de Afonso Borges, diretor presidente da Associação Cultural Sempre um Papo. E o ano de 2024 já começa com uma novidade: o Flipetrópolis – Festival Literário de Petrópolis, a se realizar no município localizado no Rio de Janeiro. 

Esta “máquina” de produzir eventos literários, reuniu, presencialmente, mais de 75 mil entusiastas da literatura, que assistiram cerca de 600 atrações. Nos palcos, em todas as cidades, receberam 443 renomados escritores e escritoras, produzindo mais de 350 transmissões ao vivo no Youtube que, por sinal, bateu quase um milhão de visualizações. Nos perfis no Instagram, o público ultrapassou 3 milhões de pessoas alcançadas em interações orgânicas. Para a realização dos três festivais foram construídos mais de 4 mil metros quadrados de estruturas dedicadas. Durante esses eventos, foram vendidos 12 mil livros e participaram dos concursos de redação mais de 30 mil estudantes entre 8 e 18 anos.

Em matéria de sustentabilidade, todo o CO2 emitido pelos eventos foi neutralizado por meio do plantio de árvores em parceria com o Instituto Terra. A acessibilidade foi uma questão fundamental, não só através da veiculação de conteúdos com libras e áudio descrição mas também nos pisos, estruturas e demais acessos.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.