por Gabriel Pinheiro
Homenageada deste edição do Flitabira, Miriam apresentou ao público as histórias por trás de seu primeiro livro infantil, “A perigosa vida dos passarinhos”
Nesta sexta-feira, Tino Freitas reuniu-se com a homenageada do Festival Literário Internacional de Itabira – 4.º Flitabira –, Miriam Leitão, para uma conversa sobre literatura infantil, ecologia e a vida dos pássaros, numa tarde permeada por muita música e a constante participação do público.
O encontro começou com música. Tino iniciou os trabalhos e, junto ao público, cantou e rimou: “Se você sabe o que é um trem, vem pra ouvir a minha lira/ Para viver toda a cultura do trem que é Flitabira”, em um clima leve e descontraído. Logo na sequência, o escritor iniciou a leitura de suas obras, como um pequeno livro poético e sua primeira obra dedicada ao público infantil, “Cadê o juízo do menino?”, momento de mais risos, suspiros, palmas, surpresas e, claro, mais música.
A homenageada desta edição do Flitabira, Miriam Leitão, subiu ao palco para uma conversa com Tino e o público. Miriam falou sobre sua estreia na literatura infantil, “A perigosa vida dos passarinhos”, livro que reúne sua paixão por pássaros, ecologia e sustentabilidade. Dona de uma fazenda que é um verdadeiro santuário para as mais variadas espécies de aves, Míriam inspirou-se em fatos ocorridos no local para escrever a obra. Ao contar sobre os pássaros que observou, ela brincou: “O bem-te-vi é fofoqueiro… quer dizer, é jornalista!”
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@flitabira.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002