Você está visualizando atualmente A Lúcio Vaz Sampaio
Lúcio Sampaio com o poeta Carlos Drummond de Andrade em 14 de fevereiro de 1981 (Foto: Altamir Barros)

A Lúcio Vaz Sampaio

  • Categoria do post:Notícias

Lúcio Vaz Sampaio, criador e o primeiro editor do jornal “O Cometa Itabirano”, faleceu no 11/11/2023, na semana seguinte à realização do III Flitabira, do qual participou como atração da programação regional. Lúcio foi uma figura emblemática em Itabira, desempenhando papel fundamental como líder estudantil na década de 1970 durante os anos de resistência à ditadura militar. Presidiu o Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, participando ativamente das manifestações pela redemocratização do país. Aos 69 anos, Lúcio foi vítima de um infarto, deixando um legado marcado por contribuições como psicólogo, jornalista e escritor.

Uma das conquistas notáveis de Lúcio foi trazer o renomado poeta Carlos Drummond de Andrade de volta a Itabira, através das páginas do jornal. O diálogo entre os dois, expresso em cartas publicadas, evidencia a relevância do Cometa Itabirano na vida cultural da cidade.

Em homenagem a Lúcio Vaz Sampaio, o Festival Literário Internacional de Itabira expressa suas condolências à família e amigos.