A abertura do 2.° Flitabira será uma iniciativa figital inédita
A abertura da segunda edição do Flitabira, a se realizar no dia 3/11, será uma iniciativa figital inédita no mundo dos eventos literários: de um palco montado na frente da Casa de Drummond, em Itabira, o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, e o presidente do Festival, Afonso Borges, conversam com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, e o escritor e músico José Miguel Wisnik, estes fisicamente no palco do CPF Sesc, em São Paulo. Ambos com público presente em seus espaços. O tema eleito para a conversa foi “Os rumos da cultura brasileira e o legado de Drummond”. A abertura será transmitida nos canais do Youtube do @flitabira e @cpfsesc. Será no dia 3/11, 5ª-feira, às 19h, num patrocínio do Instituto Cultural Vale, parceria com o Sesc SP e apoio da Prefeitura Municipal de Itabira.
Em seguida, às 21 horas, homenagem aos 120 anos do Poeta, com leitura de textos feita pelo ator Thiago Lacerda, com as presenças de Pedro Drummond, o fotógrafo Adriano Fagundes, o editor da Record, Rodrigo Lacerda, e o prefeito de Itabira, Marco Antonio Lage.
Sobre o Flitabira
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube, Instagram e Facebook do Flitabira.
O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Serviço:
2.° Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
31 de outubro a 6 de novembro
Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira) e do CPF Sesc (@cpfsesc)
Mais informações no website www.flitabira.com.br
Informações para a Imprensa:
imprensa@flitabira.com.br