2.° Flitabira, em parceria com o Sesc SP, realiza série de debates virtuais em homenagem aos 120 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade

O Flitabira, em parceria com o Sesc SP, promove o “12 x 120” – um ciclo de debates virtuais em homenagem aos 120 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. A série consiste em 12 painéis com dois convidados cada, abordando tanto os aspectos genéricos quanto acadêmicos da obra do poeta itabirano. O temário, estruturado pelos curadores do Festival, Tom Farias e Antônio Carlos Secchin, será transmitido nos dois canais do Youtube – @flitabira e @cpfsesc –, entre 3 e 6 de novembro. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Itabira é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet.

Foram convidados para o Ciclo “12 x 120”, 24 pessoas: Adriano Espínola, Antônio Torres, Arnaldo Saraiva, Catita, Edmilson Caminha, Éle Semog, Elisa Lucinda, Elisa Pereira, Emmanuel Santiago, Eucanaã Ferraz, Felipe Fortuna, Flávia Amparo, Gilberto Araújo, Gilberto Mendonça Teles, José Miguel Wisnik, Lilian Almeida, Marcelo Torres, Miguel Sanches Neto, Míriam Alves, Paulo Scott, Paulo Vicente Cruz, Ricardo Vieira Lima, Salgado Maranhão, Sérgio Alcides. Os mediadores foram Afonso Borges, Antônio Carlos Secchin e Tom Farias.

O ciclo de debates “12 x 120” vai dar ênfase à vida e à trajetória literária do poeta, com a análise de elementos que compõem sua obra. Por exemplo, haverá uma mesa de debate com o tema “O espaço interiorano em Drummond”, que contará com a participação dos escritores Emmanuel Santiago e José Miguel Wisnik. Os dois vão abordar a presença do meio rural dentro da obra do poeta a partir do poema “Infância”, contido no primeiro livro publicado por Drummond, “Alguma poesia”, de 1930. Já o escritor Eucanaã Ferraz e o jornalista e crítico literário Ricardo Vieira Lima participam de uma mesa que discute “O espaço urbano em Drummond”, tomando como ponto de partida o verso ‘Nesta cidade do Rio’, que compõe o poema “A bruxa”.

Além disso, também serão abordados no ciclo os sentidos, as reflexões e as críticas contidos na obra de CDA, à luz do tempo presente. Um dos painéis pretende debater o papel da política no contexto da poesia e da prosa a partir da leitura de um trecho do texto “A cor de cada um”, sobre o processo político brasileiro. Deste painel, participam os poetas Salgado Maranhão e Elisa Lucinda, sob a mediação de Tom Farias. Os poemas “Sentimento do mundo”, “Balada do amor através das idades”, “Os ombros suportam o mundo” e a prosa “A incapacidade de ser verdadeiro” são textos de Drummond que nortearão outros painéis.

 

Sobre o Flitabira

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube, Instagram e Facebook do Flitabira.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Serviço:

II Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira

31 de outubro a 6 de novembro

Local: Atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira) e do CPF Sesc

Mais informações no website www.flitabira.com.br

Informações para a Imprensa:

imprensa@flitabira.com.br