Sesc-SP e Flitabira apresentam Ciclo de Debates “A obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade”, com 12 especialistas

 

As correspondências de Carlos Drummond de Andrade com seus amigos são uma verdadeira obra-prima da literatura epistolar brasileira. O poeta mineiro tinha o hábito de trocar cartas com diversos colegas ao longo de sua vida, e essas correspondências revelam muito sobre sua personalidade, seus pensamentos e suas relações pessoais, assuntos que surgiam e proporcionaram conversas sobre literatura, política, filosofia e assuntos cotidianos, sempre com muita inteligência e humor.

Indo além, as correspondências de Drummond também são um registro histórico importante: elas retratam a vida cultural brasileira nas décadas de 1920 a 1980. Diante de um extenso conteúdo, rico em história, seja da vida de Carlos Drummond de Andrade, de seus amigos, seja do contexto social vigente, as correspondências do poeta mineiro com seus amigos são uma fonte literária valiosa para conhecer mais sobre sua vida e obra, assim como também oferece um panorama abundante da cultura brasileira no século XX.

Assim sendo, em parceria com o III Flitabira, o Sesc-SP promove o Ciclo de Debates “A obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade”. Ao todo, 11 temas tangentes ao assunto central da proposta serão abordados por 12 diferentes especialistas.

Cada um dos debates, todos mediados pelo Membro da Academia Pernambucana de Letras, fundador do @livronewsnoinsta, colunista do Jornal do Commercio (PE) e Presidente do Conselho Editorial da Cepe, Fábio Lucas, vai ao ar diariamente, nos canais do YouTube do Flitabira e do Sesc CPF, a partir do dia 20 de novembro.

Trata-se de uma chance de construir a ponte entre o passado e o presente, celebrando o talento de Carlos Drummond de Andrade e o empenho daqueles que baseiam seus estudos na obra do escritor. Tal proposta não apenas enriquece o cenário literário, mas também reforça a necessidade contínua de conferir valor à obra epistolar – a sua imensa troca de cartas era uma obra literária à parte de sua produção.

Confira abaixo a relação dos especialistas e os temas a serem tratados:

1) Alceu Amoroso Lima, por Leandro Garcia – 20/11, segunda-feira, 20h
2) Diversos autores, por Edmílson Caminha – 21/11, terça-feira, 20h
3) Cyro dos Anjos, por Wander Melo Miranda – 22/11, quarta-feira, 20h
4) A carpintaria da curadoria das cartas, por Samuel Titan – 23/11, quinta-feira, 20h
5) Manuel Bandeira, Mário de Andrade e outros, por José Miguel Wisnik – 24/11, sexta-feira, 20h
6) Ribeiro Couto, por Marcelo Bortoloti – 27/11, segunda-feira, 20h
7) Vinícius de Moraes, por José Castello – 28/11, terça-feira, 20h
8) Pedro Nava, por Eliane Vasconcellos e Matildes Demétrio – 29/11, quarta-feira, 20h
9) João Cabral de Melo Neto, por Antonio Carlos Secchin – 30/11, quinta-feira, 20h
10) A obra epistolar de Drummond, por Humberto Werneck – 01/12, sexta-feira, 20h
11) Candido Portinari, por João Candido Portinari – 04/12, segunda-feira, 20h