Você está visualizando atualmente Paula Pimenta é recebida calorosamente pelos fãs itabiranos
Paula Pimenta fotografada por Felipe Abras

Paula Pimenta é recebida calorosamente pelos fãs itabiranos

  • Categoria do post:Notícias

Durante sua passagem pelo Flitabira, a autora mineira também realizou sessão de autógrafos

A tarde desta quinta-feira, 2 de novembro, foi de encantamento para os fãs da escritora belorizontina Paula Pimenta, que participou do Flitabira, dentro de uma edição especial do projeto Sempre Um Papo. Autora de sucessos infanto-juvenis como “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, ela era uma das atrações mais aguardadas do segundo dia de festiva.

A romancista chegou à cidade acompanhada pela dona do grupo Autêntica Editora, que abriga o selo Gutenberg responsável por lançar suas obras, a itabirana Rejane Dias. “Estou muito feliz de trazer à minha terra a autora mais vendedora do grupo. Ela quem permitiu que a gente tivesse repercussão nacional, com vendas anuais de mais de 100 mil exemplares. Agora, Paula está numa missão muito intensa de terminar “Minha vida fora de série 5, já que será lançado ainda esse mês”, anunciou.

Nesse Sempre um Papo, Paula Pimenta contou um pouco de sua história e como o passado de leitora fervorosa a conduziu para uma carreira de sucesso como escritora. “Minha mãe lia histórias em quadrinhos para eu dormir. Quando aprendi a ler, eu saí lendo de tudo. Eu fui crescendo muito leitora. Acho que quem lê muito,geralmente, escreve bem. E foi natural que eu escolhesse uma profissão relacionada à escrita, como o jornalismo. Lá, eu percebi que eu queria mesmo ser escritora”, confessou.

Sobre a inspiração para um de seus maiores sucessos, “Fazendo meu filme”, a autora relembrou que escreveu a maior parte do primeiro livro da série enquanto fazia um curso de escrita criativa em Londres. Com a mãe e as amigas como primeiras leitoras, se sentiu encorajada a procurar editoras. Apesar de duas respostas negativas, não desistiu. “Quando eu apresentei a ideia para a Gutenberg, a Rejane se interessou. Em uma semana, ela me ligou e disse que eles iriam publicar. Ainda assim, demorou dois anos para sair. A primeira tiragem foi de mil exemplares e eu mesma fiz a divulgação dele. Em menos de um ano, vendemos aquela edição toda”, revelou.

Público infantojuvenil conferiu o Sempre Um Papo com Paula Pimenta no III Flitabira (Foto: Felipe Abras)

De lá para cá, os livros de Paula Pimenta se tornaram um sucesso de público transportando adolescentes, jovens e adultos através do universo das personagens principais Fani e Priscila. E essa foi a temática principal das perguntas feitas pelos fãs. Eles quiseram saber curiosidades sobre a criação dos personagens; possíveis novos livros; e como as vivências da autora influenciam em seu processo de escrita. No fim da rodada de perguntas, Paula Pimenta arrancou aplausos ao ler o começo do primeiro parágrafo de “Minha vida fora de série 5”, com lançamento marcado ainda para novembro deste ano.

Na sequência, outra surpresa: quem soubesse responder corretamente a um quiz sobre seus livros mais famosos, ganhava um exemplar de alguma das obras já lançadas. Por fim, a autora realizou uma sessão de autógrafos e teve a chance de trocar ideias diretamente com os admiradores.

SOBRE O FLITABIRA

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br