Mariana Paz e Flávia Rocha: poetas ou poetisas? A primeira designação é genérica e pode abranger todos os gêneros – já a segunda é uma forma de destacar a mulher que escreve poesia, ressaltando seus trabalhos nesse campo. Ao usar o termo “poetisa”, as autoras por trás de versos e estrofes são enaltecidas, diferenciando seus trabalhos dos trabalhos de, simplesmente, poetas. Mais do que escritoras, Paz e Rocha são poetisas.
No III Flitabira, Mariana Paz e Flávia Rocha, ambas com publicações da Editora Nós, fundada por Simone Paulino, que também é autora confirmada da terceira edição do Festival, falaram sobre seus processos criativos. Indo além de seus próprios âmagos, as escritoras refletiram sobre a alteridade e o “outro” na poesia.
Afinal, para quem se escreve? Na palestra de Paz e Rocha, norteada pelo poema “Claro enigma”, de Carlos Drummond de Andrade, as poetisas declararam que muitos de seus versos são dedicados a pessoas que admiram – seus pais, Johann Sebastian Bach e até mesmo à natureza.
Com mediação de Afonso Borges, Mariana Paz e Flávia Rocha leram poemas de seus próprios trabalhos. Suas vozes mansas prenderam os ouvidos do público presente, que escutava atentamente a poesia que era declamada pelas poetisas.
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br