Você está visualizando atualmente Mesa extraordinária com Jamil Chade aborda a guerra Israel X Palestina
Jamil Chade, diretamente da ONU, discursa no III Flitabira (Foto: Felipe Abras)

Mesa extraordinária com Jamil Chade aborda a guerra Israel X Palestina

  • Categoria do post:Notícias

Diante dos conflitos atuais vividos entre Israel e Palestina, o III Flitabira convidou o jornalista Jamil Chade, que já integrava a programação do Festival, para uma mesa extraordinária. O termo, que indica algo que não estava previsto, também descreve a ocasião, que teve o Palco CDA lotado.

Jornalista e escritor, Jamil Chade é correspondente na Europa há duas décadas e tem seu escritório na sede da ONU em Genebra. Com passagens por mais de 70 países, Chade vive na Suíça desde 2000. É autor de sete livros, três dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti. Entre os prêmios recebidos, o jornalista foi eleito duas vezes como o melhor correspondente brasileiro no exterior pela entidade Comunique-se. Chade é embaixador do Instituto Adus, conselheiro do Instituto Vladimir Herzog e membro da comissão de Liberdade de Expressão da OAB-SP.

Diante de um currículo como esse, Chade era a pessoa adequada para abordar o tema que chama a atenção de todo o mundo neste momento. O imbróglio entre Israel e Palestina não data de hoje. Como conta o jornalista, “a guerra não começou no dia 7 de outubro de 2023 – ela começou há mais de dois mil anos”. Ele ainda ressalta que, quando há vítimas em algum conflito, sempre há algum lado errado, e ainda completa com uma colocação impactante: “no mundo atual, falar de paz é um ato revolucionário”.

Palco CDA teve todos os lugares ocupados para conferir a palestra de Chade (Foto: Felipe Abras)

 

Ao permitir que a plateia fizesse perguntas, os convidados do Flitabira Ailton Krenak, João Candido Portinari e Pedro Drummond aproveitaram o momento para questionar Jamil Chade, mostrando que a guerra entre Israel e Palestina é complexa e promove questionamento a todos. Em resposta às perguntas dos autores, Chade aproveitou a deixa para dizer que, quando o assunto é guerra, sempre se tenta explicar a situação com termos geopolíticos e econômicos, e se esquece que, dentre vítimas e refugiados, também se encontram crianças e famílias.

Antes de terminar sua palestra, Jamil afirma que, independentemente de quando essa guerra terminar, não haverá mais chances de existir a volta de um Estado Palestino: “de qualquer forma, muito ódio foi instaurado. Isso sem contar o fato de que a população palestina foi, praticamente, dizimada. Por fim, o jornalista faz um alerta aos presentes, ressaltando que as teorias da conspiração, sempre presentes ao longo das décadas, são atalhos muito perigosos, e por isso a população deve se manter atenta e buscar informações com fatos verificados.

O Autor no III Flitabira

Além de participar de uma palestra no dia de abertura do Festival Literário Internacional de Itabira, Jamil Chade também marca presença no dia 2 de novembro, quinta-feira. Às 17h, ele se une ao fotógrafo Eugênio Sávio no Palco CDA em uma mesa de debates norteada pelo poema “Quando é dia de futebol”, de Carlos Drummond de Andrade, patrono do Festival. Logo em seguida, às 19h, “Carta” é o poema que inspira a palestra de Chade com Rosa Freire d’Aguiar e Ângelo Oswaldo. Fechando a programação do feriado de Finados, Fabrício Carpinejar é o companheiro de Chade ao falar sobre o luto às 20h, também no Palco CDA.

SOBRE O FLITABIRA

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso País, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2023. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br