O poeta, dramaturgo e slammaster Rogério Coelho participa do 2.° Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que acontece em formato figital – presencial e digital –, entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro. Articulador do “Coletivoz Sarau de Periferia”, Rogério chega à terra natal de Carlos Drummond de Andrade para ministrar uma oficina de slam gratuita e aberta ao público. Além disso, o Festival recebe também o Slam Clube da Luta, grupo de slammasters que vai realizar batalhas de poesia falada em diferentes locais de Itabira.

  • Oficina de Slam com Rogério Coelho

A “Oficina de Slam com Rogério Coelho” tem a duração de dois dias, 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, e conta ainda com a participação dos poetas Eliza Castro e Jazz Orimauá. No primeiro, Rogério vai ensinar sobre escrita criativa e contextualizar o percurso do Slam por Minas Gerais, pelo Brasil e mundo. Já no segundo dia, ocorre a criação de uma performance coletiva entre os participantes e convidados. Nos dois dias, a oficina acontece das 14h às 18h, no Auditório do Museu de Itabira. Acesse aqui o link para se inscrever: https://forms.gle/zhdyoAFhgW8gGdZr8.

Slam, ou Poetry Slam é uma modalidade de competição de poesia falada e um movimento que acontece no mundo inteiro há mais de 30 anos. No Brasil, existem competições estaduais, nacionais e interescolares de Slam e, todos os anos, são escolhidos representantes desta modalidade para a Copa do Mundo da Poesia em Paris, na França.  Desde 2014, Rogério Coelho é slammaster do Slam Clube da Luta e Slam MG. Ele é também graduado em Letras pela PUC-Minas e mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa em performance da poesia oral – Sarau Coletivoz e Slam Clube da Luta.

  • Slam Clube da Luta

O grupo de Belo Horizonte Slam Clube da Luta realiza no 2.° Flitabira uma batalha de poesia falada aberta ao público, nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Pode participar qualquer pessoa que tenha três poemas autorais de até três minutos cada. Não é necessário uso de figurino, elemento de cena ou acompanhamento musical. Além das pessoas poetas do Festival, a competição contará com a presença de slammasters convidados de vários slams do Vale do Aço e de Minas Gerais: Clara Costa (Ipatinga), Kadosh Miranda (Coronel Fabriciano), Thabata Cristina (Timóteo), Veraz (Juiz de Fora), JP Escrevivente (BH) e Joi Gonçalves (BH). Confira, abaixo, a programação:

– Batalha de Slam 1:

Dia 4 de novembro, sexta-feira, às 19h

19h – “Batalha de Slam”

Local: Praça da Igreja – Bairro Pedreira

– Batalha de Slam 2:

Dia 5 de novembro, sábado, às 19h

Local: Praça Dr. Acrísio Alvarenga

– Batalha de Slam 3: Grande Final

Dia 6 de novembro, domingo, às 11h

Local: Palco Newton Baiandeira (localizado na Praça do Centenário, onde acontece o Festival)

Sobre o Flitabira

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, atividades para as crianças, entre outros.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Serviço:

2.° Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira

31 de outubro a 6 de novembro

Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira)

Mais informações no website www.flitabira.com.br

Informações para a Imprensa:

imprensa@flitabira.com.br