
Retratos gigantes serão entregues aos personagens que compuseram a mostra
Neste domingo, 2 de abril, é o último dia para o público visitar a exposição “Muros Invisíveis”, na Praça do Areão, em Itabira. A mostra, que integra o II Flitabira (Festival Literário Internacional de Itabira), ficou aberta durante todo o mês de março e apresentou 42 retratos de moradores de Itabira, afro-empreendedores, registrados pelo fotógrafo da cidade Yury Oliveira. Todos deram depoimentos que estão disponíveis no Youtube do Flitabira. Na terça-feira, 4 de abril, durante todo o dia, as pessoas fotografadas poderão ir até o local da exposição para receber o seu retrato, exposto na mostra.
O objetivo da exposição, inédita em Itabira, é mostrar a história de pessoas socialmente invisibilizadas. A curadoria é de Nalbert Victor, estudante de Arquitetura e Urbanismo; e de Eva Maria Gonzaga, ativista cultural integrante da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência.
Esta iniciativa tem o patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O Flitabira tem o patrocínio anual do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Exposição “Muros Invisíveis”
A exposição “Muros Invísiveis” traz 21 totens de cerca de dois metros de altura e coloca em foco a vida e a trajetória de 42 afro-empreendedores, pessoas historicamente invisibilizadas, que têm e tiveram uma vida de lutas para enfrentar preconceitos contra cor da pele, gênero ou classe social.
As 42 pessoas fotografadas para a mostra foram: Agnes Carelle Alcântara Gonzaga; Alessandra Aparecida Silva Barbosa; Amanda Figueiredo Alcântara; Annyely Marciel Andrade; Antônio Marcos Beato; Camila Vieira Rocha; Carlos Alberto Procópio dos Reis; Catarina Maria Drumond Campos Bragança; Edmara Aparecida; Edwyn Lorram do Prado; Eva Maria Gonzaga; Giovanna Couto Pinheiro e Neves; Gisele A. Siqueira dos Anjos; Glauce Mara Costa Reis Leite; Jhonatan dos Santos Ferreira; Joana Elízia de Araújo Souza; José Canuto Ferreira; José Norberto de Jesus; Karine Silva; Lucas Lage Primo; Laureanne Laissa Gonçalves Reis; Lázaro Filiphe Araujo; Maria Betânia Silva Madeira; Maria da Conceição Paula; Maria do Rosário Cirilo Amaro; Maria Gregório Ventura; Marisa de Fatima Batista; Maycon Douglas Luiz Rosa Vitalino; Nalbert Victor Ferreira Madeira; Nyara Martins Crispim; Paolla Pity Paulino Simão; Phelipe Cordeiro Almeida; Phelipe Cordeiro Almeida; Rafael de Sá; Renato Arcanjo Araujo; Rosangela Maia Beato Batista; Rosemary Alvares De Souza; Romério Almeida de Oliveira ; Selma Geralda De Paula Ferreira; Tamires Madeira Tiago; Warley Ferreira Da Silva; e Yury Santos Oliveira.
Sobre o Flitabira:
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre Um Papo –, o Flitabira realizou sua segunda edição de 31 outubro a 6 de novembro de 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. As atividades aconteceram tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Serviço:
Exposição “Muros Invisíveis”
Até domingo, 2 de abril de 2023
Entrega dos retratos, 4 abril terça-feira
Link para assistir ao depoimentos: https://bit.ly/3zmZNhx
Local: Praça do Areão – Itabira/MG
Informações para a Imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367