Conceição Evaristo e a juíza Cármen Lúcia dividem mesa de conversa; e o encontro entre João Candido Portinari, Pedro Drummond e Ricardo Ramos Filho são alguns dos destaques do dia
Este sábado, 4 de novembro, será dia de premiações no Festival Literário Internacional de Itabira. O Prêmio de Redação, voltado aos alunos da rede pública e privada de ensino, teve como temática “Escreva para o Poeta”. Seguindo o objetivo central do festival, “Arte, Literatura e Correspondências”, o concurso instigou os estudantes a ler um poema de Carlos Drummond de Andrade e escrever uma carta dirigida ao poeta. A ideia é revelar talentos, além de promover o gosto pela leitura e pela escrita.
A cerimônia de entrega acontece às 10h, no Palco CDA, e serão premiados alunos do Ensino Fundamental e Médio, em três categorias: de 9 a 11 anos, de 12 a 14 anos e de 15 a 18 anos. O concurso traz também a categoria de Desenhos, direcionada a alunos com idades entre 4 e 8 anos.
No Palco Cornélio Pena, Ivan Vilela realiza uma aula- espetáculo voltada para a condução de vozes em seus arranjos em composições para a viola. O evento integra o I Festival Literário de Viola Caipira do Flitabira, assim como o show de Marcos Assunção e Marco Lobo, às 20h, no Coreto Maria Julieta.
Ainda pela manhã, no Palco CDA, Kakay e Alexandre Amaro se encontram para a mesa “Áporo”, onde compartilham seus conhecimentos em linguagens e direito para abordar como a literatura pode servir como ferramenta para conscientização e mudança social.
Tarde de palestras e mesas de conversa
A programação da tarde começa com uma palestra que reúne José Manuel-Diogo, Taiane Santi Martins e Ricardo Ramos Filho para refletir sobre a língua portuguesa como instrumento para esculpir a literatura e, sobretudo, a escrita. Na sequência, às 15h30, a mesa “E agora, José?” divide com o público as vivências de Marcia Tiburi e Wagner Schwartz, artistas que sofreram ameaças de morte após exporem seus trabalhos. A escritora deixou o Brasil em 2019, enquanto o coreógrafo buscou exílio em 2017. Ambos os eventos acontecem no Palco CDA.
O espaço central para as palestras e mesas de conversa recebe, às 16h30, Marcello Dantas e Afonso Borges para falar sobre arte, curadoria e festivais. Haverá também a abordagem da importância dos festivais literários na promoção da literatura, o compartilhamento de experiências na produção de eventos culturais, a influência da tecnologia e como a diversidade cultural é valorizada em seus projetos. Em seguida, às 17h30, Eliana Alves Cruz, Andréa Pachá e Ursula Vidal sobem ao Palco CDA para a palestra “Mãos dadas”, sobre como a poesia pode servir de ferramenta para refletir sobre questões sociais e aspirações humanas.
Noite de encontros e Troféu Juca Pato
Abrindo a programação noturna, Lívia Sant’Anna Vaz e Jeferson Tenório debatem sobre as diferentes formas de exílio – não necessariamente físicas, mas também mentais, na palestra que acontece às 19h. E, logo depois, às 20h, a mesa “Memória” promove um encontro de legados. João Candido Portinari, Pedro Drummond e Ricardo Ramos Filho relatam as memórias deixadas por Portinari, Drummond e Ramos, percebendo que as coisas findas, muito mais que lindas, deixaram suas marcas.
Para encerrar a noite, às 21h, a escritora Conceição Evaristo e a ministra Cármen Lúcia se encontram na palestra “Sentimento do mundo” para falar sobre as diferentes interpretações que o poema pode trazer, envolvendo a poesia como meio de expressão da condição humana e suas alegrias.
A conversa entre elas será antecipada de mais uma premiação. Conceição Evaristo recebe o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Pela primeira vez, ele é concedido a uma mulher negra. O troféu é concedido à personalidade que tenha publicado livro no Brasil, no ano anterior, e se destacado pelo conjunto da obra em qualquer área do conhecimento.
Mais atrações do sábado
Destaque para outros eventos que acontecem na programação do dia, no Palco Cornélio Pena. “Salve Maria! Cultura, religiosidade e fé” junta nomes de grande relevância nas manifestações culturais de base em Itabira, Sr. Antônio Beato e Dona Tita, mediados pelo Professor William Ramos, às 13h30.
Às 15h, Sandra Duarte media a mesa “Epístolas modernistas – Carlos Drummond, Mário de Andrade e Manuel Bandeira” com os professores Joaquim Olegário e Maxsandro Soares. “Escrevivências negras” é o tema do encontro de Juscélia Almeida, Eva Gonzaga e Maria Geralda dos Prazeres, às 16h30.
Para falar de literatura marginal, o Flitabira recebe, às 18h, o radialista Elder Black, o rapper Thiago SKP e o especialista em som Fabão. E, “A visualidade lírica do cotidiano”, com Rafael Sá, Genin e Rafael Fernandes, encerra a programação regional às 19h.
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br