No sábado da terceira edição do Flitabira, no dia 04/11, ocorreu a entrega do Prêmio de Redação, reconhecendo os melhores desenhos e textos produzidos por estudantes da cidade com base no tema “Arte, Literatura e Correspondências”. O objetivo foi instigar o aluno a ler um poema de Carlos Drummond de Andrade, à sua própria escolha, e, em seguida, escrever uma carta dirigida ao Poeta, comentando, respondendo a ele, ou mesmo em diálogo com o poema referido. Neste ano, 22 escolas aderiram à proposta, dentre elas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. No total, cerca de 9 mil e duzentos estudantes estiveram envolvidos e puderam participar do concurso. A comissão julgadora do prêmio foi composta pela diretora de acompanhamento didático e pedagógico da Secretaria de Educação da rede municipal de ensino de Itabira, Edilamar Figueiredo, pela coordenadora de arte da Educação Infantil da Secretaria de Educação da rede municipal de ensino de Itabira, Sandra Beatriz Duarte de Freitas, pela secretária regional de educação de Nova Era, Janucy Rafaela Araújo dos Santos e pela coordenadora escolar Bruna Carvalho de Britto.
A cerimônia de premiação aconteceu no Palco CDA, e contou com a presença de Afonso Borges, presidente do festival, juntamente do curador do Flitabira Sérgio Abranches. Também subiram ao palco para homenagear os estudantes os autores Tino Freitas e Conceição Evaristo, o mantenedor da obra de Carlos Drummond de Andrade, Pedro Drummond, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, a coordenadora de Arte da Educação Infantil e Curadora da Programação Local do III Flitabira, Sandra Beatriz Duarte de Freitas e a secretária municipal de Educação, Laura de Souza Silva.
Os vencedores representaram várias escolas da cidade, promovendo a importância da arte, literatura e da obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade na educação.
Foram cinco as categorias premiadas: a modalidade desenho abrangeu crianças entre 4 e 5 anos e 6 e 8 anos. As demais categorias competiram na modalidade de redação, abrangendo crianças de 9 a 11 anos; 12 a 14 anos; e 15 a 18 anos. Cada uma premiou do 1.° ao 3.° lugar, totalizando 6 desenhos e 9 redações. Confira, abaixo, o nome de todos os ganhadores! Para conferir suas produções, é só clicar em seus nomes.
DESENHO
CATEGORIA 1 – 4 A 5 ANOS
1º – Asafe Emanuel Rosa Silva – EM Filomena Jardim
2º – Arthur Zacarias Miranda – Colégio Nossa Senhora das Dores
3º – Ana Carolina – Cmei Maria Torres Horta
CATEGORIA 2 – 6 A 8 ANOS
1º – Pedro José Sena Castro – FIDE
2º – Glenda Gabrielly Vitória Braga – EM Antônio Camilo Alvim
3º – Matheus Meireles da Silva – EM Coronel José Batista
REDAÇÃO
CATEGORIA 1 – 9 A 11 ANOS
1º – Luiz Gustavo Andrade Silva – EM Antonina Moreira
2º – Ludmila Martins Nunes Ferreira da Silva – EM Filomena Jardim
3º – Emanuel Lucas Cruz Rocha – EM Pedreira do Instituto
CATEGORIA 2 – 12 A 14 ANOS
1º – Júlia Brandão Melo – FIDE
2º – Luiz Gabriel de Sousa Leite – Colégio Tiradentes
3º – Maria Fernanda Vaz Soares – Colégio Nossa Senhora das Dores
CATEGORIA 3 – 15 A 18 ANOS
1º – William Patrício Silva – Colégio Nossa Senhora das Dores
2º – Eloá Faria Brandão – FIDE
3º – Otávio César Gomes Soares – AUGE
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br