Na tarde desta sexta-feira, dia 3 de novembro, o Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira foi palco da sensível mesa “No tempo da madureza”, mediada pela escritora e Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia Lívia Sant’Anna Vaz. A mediadora recebeu o escritor e maestro Ricardo Prado e o escritor e Presidente da União Brasileira dos Escritores – UBE Ricardo Ramos Filho. Numa abordagem inventiva, Lívia Sant’Anna tomou como ponto de partida o poema “Campo de flores”, de Carlos Drummond de Andrade, para abordar e provocar os dois escritores, por meio de perguntas que dialogam tanto com os versos de Drummond quanto com as trajetórias pessoais e artísticas dos dois convidados. Vale destacar que todas as mesas desta terceira edição do Flitabira foram batizadas com títulos ou versos de poemas do escritor itabirano.
Pegando o mote da frase “No tempo da madureza”, Lívia perguntou: “Como e quando chegou esse tempo da madureza na literatura de vocês?”. Ricardo Prado comentou que sua literatura é fruto de seu processo de amadurecimento. “Quando menino, eu tinha dois sonhos: a música e a literatura. Não sabia qual sonho seguir. Minha obra literária vem pra mim a partir da maturidade”. Além de escritor, Prado é maestro: “Acabei indo pra música, mas a vida inteira segui fascinado pela literatura. Até que eu fiz uma ‘separação amigável’ com a música e parti para a realização do outro sonho. Mas ela permanece como o meu tema do coração dentro da literatura”.
Já Ricardo Ramos Filho contou sobre o ambiente fortemente literário onde se formou e como isso afetou a sua relação com a literatura: “Tentei de todo jeito fugir da literatura. Achei que estudando matemática conseguiria fugir dela… até que um dia, fazendo terapia, descobri que precisava escrever”. Ramos Filho é filho do escritor Ricardo Ramos e neto do romancista Graciliano Ramos. “Quem nasceu na casa onde nasci, criado por um pai escritor e um avô escritor, a literatura sempre esteve presente. Mesmo um pouco rejeitada no começo, com a maturidade, veio a aceitação”.
Ricardo Ramos Filho comentou sobre a emoção de visitar Itabira. Ao visitar a Casa de Drummond, o escritor chorou de emoção. “Ouvir Drummond sem se emocionar é difícil. Estamos diante de nosso maior poeta”. Ricardo Prado destacou o papel da arte na construção da nossa sociedade, histórica e politicamente. “A nossa tarefa como artistas é plantar a dúvida.”
Troféu Juca Pato
Neste sábado, a partir das 21h, Ricardo Ramos Filho fará a entrega do Troféu Juca Pato, outorgado pela União Brasileira dos Escritores – UBE para a escritora Conceição Evaristo aqui no Flitabira. O Juca Pato de “Intelectual do Ano“ é uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro no Brasil no ano anterior, tenha se destacado, pelo conjunto da sua obra, em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos.
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br