livraria

A palavra “cultura” advém do latim e abrange uma variedade de significados, sendo o mais comum, especialmente na área da antropologia, a definição de cultura como “o conjunto complexo que engloba o conhecimento, crenças, arte, moral, leis, costumes e todos os outros hábitos e habilidades adquiridos pelo ser humano como membro de uma sociedade”.

Sendo assim, a cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um grupo social específico, incluindo elementos como língua, culinária, religião, música local, artes, vestuário e inúmeros outros aspectos.

Ao longo de sua história, o Brasil produziu – e produz – uma ampla diversidade de manifestações culturais, graças às contribuições de diversos povos. De norte a sul, de leste a oeste, a música, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato e muito mais refletem a multiplicidade cultural do nosso país. O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa: jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou um papel significativo tanto na esfera política quanto cultural do Brasil. Autor de diversas obras literárias, também foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras.

A terceira edição do Flitabira, que tem início no dia 31 de outubro, encerra-se no dia 5 de novembro – justamente no Dia Nacional da Cultura. Assim como a data, por si só, já se relaciona com o que é proporcionado pelo Festival, a coincidência também se dá pelo fato de Rui Barbosa ter fundado, junto a outros intelectuais, a Academia Brasileira de Letras – que, recentemente, nomeou Ailton Krenak, autor convidado do Flitabira, como imortal. Krenak é, inclusive, o primeiro indígena a integrar a ABL.

Como o Flitabira é um festival para todos, a programação do evento conta com atrações para todas as idades, gostos e interesses, tendo atividades para o público infantojuvenil, sob curadoria do autor Tino Freitas, e para o público adulto, curado por Afonso Borges e Sérgio Abranches. E será justamente no domingo, dia 05 de novembro, que a programação do Flitabira será destinada aos pequenos, com espetáculos teatrais, contações de histórias, performances circenses e brincadeiras.

Ao coincidir com a data de conclusão do III Flitabira, a celebração do Dia Nacional da Cultura ganha ainda mais significado. Sendo um festival que abraça a riqueza cultural inerente ao Brasil, o Flitabira proporciona a oportunidade de explorar e apreciar as múltiplas expressões artísticas e literárias do país, bem como do mundo, no geral. Celebrar o Dia Nacional da Cultura é também celebrar o legado de diversidade que deve ser continuamente enriquecido pelo povo brasileiro, de modo a manter a chama da criatividade e da expressão cultural viva em todas as suas formas.

SOBRE O FLITABIRA

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.

O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso País, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2023. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Informações para a imprensa: info@flitabira.com.br